Itapemirim | Universo feminino é assunto de disciplina eletiva

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Washington Pinheiro Meirelles, situado no município de Itapemirim, percebendo o contexto de vulnerabilidade em que diversas alunas estão inseridas, disponibilizou a disciplina eletiva ‘Meninas Superpoderosas’, na qual são debatidos assuntos do universo feminino.

Por meio de encontros semanais, as estudantes têm discutido, principalmente, o empoderamento feminino, como também autoestima, corpo, saúde, relacionamentos, violência física e psicológica, direitos e construção da cidadania visando, desta forma, a reverter o processo histórico-cultural que as coloca em uma posição preconceituosa e inferiorizada.

A menina, desde cedo, é conduzida muitas vezes por um processo histórico e cultural a uma posição secundária e preconceituosa. Portanto, a intenção é encorajar as adolescentes e despertar nelas o desejo de se posicionarem a partir de um autoconhecimento, autoaceitação e autoafirmação.

A professora de História, Graziele Silva da Costa Machado, destaca que muitas garotas sentem liberdade para conversar sobre questões particulares e íntimas em um ambiente mais descontraído e com suas colegas.

“O problema é que, na maioria das vezes, elas não são ouvidas, e orientadas corretamente. Por intermédio dos encontros, com o apoio de profissionais convidados, elas perguntam, desabafam e são aconselhadas. Nossa intenção é que, ao longo deste projeto e na construção de suas histórias de vida, essas meninas atuem de forma mais expressiva e significativa”, disse.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *