Itapemirim: Alfabetização como um desafio permanente

A alfabetização tem sido um dos maiores desafios deste século nas escolas públicas. Em Itapemirim, esse desafio é enfrentado cotidianamente pela busca constante do aperfeiçoamento das metodologias educacionais de aprendizagem e também em função das ações de formação continuada dos professores. Alfabetizar para os especialistas é formar cidadãos do futuro.

Neste 8 de setembro em que é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização, criado em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com a Unesco, todo o esforço do município é levado a cabo com as ações de melhoria do nível de escrita e leitura dos alunos do 1º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) somadas a outras iniciativas.

Em paralelo também são desenvolvidos projetos de combate à evasão escolar e melhoria da remuneração dos professores. “Desenvolvemos um projeto premiado com a distribuição diária de um litro de leite enriquecido para boa parte dos alunos da rede. E o salário dos professores é um dos maiores do Estado”, destaca o prefeito Thiago Lopes.

No campo pedagógico, com o retorno das aulas híbridas, foi implantado o projeto de nivelamento nas escolas que consiste na oferta de uma aula a mais na grade curricular nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, no segmento de 1º ao 9º ano, a fim de melhorar os níveis de aprendizagens nas disciplinas no currículo básico.

“Comemorar o Dia Mundial da Alfabetização é sempre lembrar da sua importância como base na educação brasileira e reforçar o que prevê o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de que todos os seres humanos têm direito à educação”, sentencia a secretária municipal de Educação (SEME), Viviane da Rocha Peçanha Sampaio.

Entre as várias ações desenvolvidas pelo município em prol da alfabetização estão a manutenção, desde 2019, da adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), rede de articulação com o Estado e também a aplicação de avaliação diagnóstica de fluência em leitura para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental com as intervenções pedagógicas necessárias

Na próxima semana também serão reforçadas as ações pedagógicas na alfabetização dos alunos de 1º, 2º e 3º anos com a utilização de materiais e também com a atuação de profissionais assistentes de alfabetização a serem contratadas por meio de parceria com o governo federal. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *