IRUPI, represa se rompe e inunda a cidade, veja o vídeo do momento exato

Momento em que a prefeitura fazia o procedimento de esvaziamento. (Pouco antes do rompimento)
Momento em que a água invade o distrito

Ainda não se sabe se a barragem se rompeu pelo acúmulo de água, ou houve falha da Secretaria de Obras

O rompimento de um açude/ represa particular próximo ao distrito de Santa Cruz de Irupi, por volta das 14 horas desta sexta-feira (24), inundou 15 casas do vilarejo.

A água desceu com muita força pelas ruas do distrito, mas não houve nenhuma vítima. A causa do rompimento ainda não foi esclarecida, pois no momento do rompimento, a equipe da Secretaria de Obras de Irupi estava tentando abrir uma área da barragem para dar vazão a água e evitar que a mesma transbordasse, mas, não se sabe ao certo, se houve falha no procedimento feito pela secretaria ou se a barragem se rompeu pelo alto acúmulo de água. 

O caso provavelmente será investigado. No Bairro da Matinha, localizado na sede, encostas desabaram sobre algumas casas, mas ninguém se feriu.

Moradores que moram em áreas de risco foram levados pela Prefeitura para a escola Sônia Maria. A prefeitura ainda alertou sobre a possibilidade de rompimento de mais uma barragem no distrito de Santa Cruz, e pediu aos moradores para ficarem alertas.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, Irupi foi o município com maior acumulado de chuva em 24 horas, com 109 milímetros.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Irupi, Denilson Calixto, a represa se rompeu por volta das 15h00. “Estava fazendo vistoria na região quando fui avisado que a represa ia romper e alagar o distrito.  Chegamos a tempo de avisar os moradores para saírem de suas casas, mas não houve tempo deles tirarem os móveis”, contou. O Corpo de Bombeiros estima que 40 pessoas estejam desalojadas.

A vasão da água chegou a inundar cerca de 10 casas e baixou completamente após 30 minutos.

Segundo a Prefeitura a Secretaria de Obras foi acionada pelo proprietário que pediu auxílio para tentar impedir o rompimento, mas quando a equipe de servidores chegou ao local, o vazamento era grande e nada foi possível fazer.

A Defesa Civil Estadual assegura que Irupi foi o munícipio com maior acúmulo de chuva em 24 horas, com 109 milímetros. Duas casas foram interditadas por ter ainda água no interior.

Uma família perdeu colchões e está sendo assistida pela equipe da Assistência Social.    

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *