Iriri à deriva depois de 1h00, tiros para o alto, confusão e uma mulher ferida, na madrugada deste domingo

A confusão e os tiros ocorreram por volta das 3h00, o pavilhão de eventos encerrou as atividades à 1h00.

Ainda faltavam 10 minutos para meia-noite e, a orla da Praia da Costa Azul, em Iriri / Anchieta, na madrugada deste domingo, 15, estava só o fervo. Totalmente dominada por uma multidão de jovens bebendo e, segundo informações extraoficiais, se drogando; a olho nu. “Pareciam Zumbis”, diz uma comerciante que pede anonimato. Às 4h00, ainda havia muitos jovens pela praia e Avenida Dom Helvécio.

A farra sem limite acabou em tiroteio e uma mulher ferida que, uns dizem ter sido baleada, outros afirmam que namorado a espancou. “Foram muitos tiros, apavorante, desesperador. Não dava para saber de onde vinham, foram muitos tiros pra cima, não tinha um policial, estava superlotado. Era muita gente louca, bêbada e drogada”, disse uma pessoa que saiu do local às 2h00, com muito medo, após os disparos.

Vale ressaltar que às 2h00 da manhã, só a Guarda Municipal estava no balneário, não deu conta de prender o rapaz que passou em um carro branco, atirando. Ratificamos aqui que, ANCHIETA deve agradecer à valente Guarda Municipal, pela dedicação e comprometimento para com o trabalho que vem executando. Se não fosse a GM, o caos haveria se instalado, completamente, e uma tragédia poderia ter ocorrido.

Lembrando que a escala da Polícia Militar é até às 02h, porém, 1h da manhã (quando acaba o show do palco do evento oficial, o “Festival Capixaba de Frutos do Mar”), a guarnição já desloca para lavar viatura, fazer relatório e devolver os materiais. Ou seja: depois de 1h da manhã, só tem uma viatura com dois militares, mas que atendem todo o município de Anchieta, inclusive interior.

Neste sábado e madrugada de domingo, 15, era para ter, no mínimo, oito policiais em plantão especial até às 02h da manhã, pelo menos. Ocorre que, uma equipe pegou um flagrante de tráfico de drogas e foi para a Delegacia de Guarapari, restaram 03 policiais para uma multidão descontrolada, (informações extraoficiais).

Mesmo com poucos policiais no plantão, oito aparelhos de som foram apreendidos, uma vez que, é o funk que junta aglomeração e jovens eufóricos no entorno das caixas de som.

O BU dos tiros foi registrado na Avenida Dom Helvécio de Oliveira Gomes, no Centro de Iriri, às 3h00 da madrugada, quando uma viatura se deslocou de Piúma até o balneário vizinho, para averiguação de uma suposta confusão generalizada, onde ocorreram os tiros, como descreve o Boletim. Foi feito um patrulhamento em toda extensão do Centro e praia da Costa azul, local informado pelos comerciantes aos PM’s, mas nada foi constatado referente disparo de arma de fogo.

A confusão na aglomeração fora proposital, segundo informou alguns comerciantes, para que eles tomassem prejuízo na venda das bebidas, e acabaram levando. Gente correndo e medo tomaram conta do cenário.

Grifo nosso

Eu fui a Iriri todos os dias do “Botecando” e do “Festival de Frutos do Mar”, a organização dos eventos foi impecável. O pavilhão estava belíssimo, com uma decoração linda. Os expositores/comerciantes deram o seu melhor e os pratos estavam deliciosos. Os eventos consolidaram Iriri, e o Festival entrou para o calendário nacional de eventos.

É preciso que fique bem claro, o 25º “Festival de Frutos do Mar” foi um sucesso, em todos os aspectos, a confusão ocorreu de madrugada, depois das 2h00 da manhã, o pavilhão de eventos já havia encerrado as suas atividades.

Iriri acabou ficando pequeno para o número de turistas que frequentam o balneário durante a semana do feriado de 12 de outubro. E os pais, pelo que mostra o vídeo, perderam o controle dos filhos, que amanhecem nas ruas bêbados, drogados e sem limites.

A Prefeitura Municipal, juntamente com o Governo do Estado, precisa construir, urgentemente, um plano de segurança para dar mais tranquilidade aos comerciantes, moradores e turistas. E a Prefeitura também fazer a fiscalização da lei do silêncio, como Piúma faz muito bem. Depois das apreensões das caixas de som, em Piúma, as confusões diminuíram mais de 90%.    

Podem anotar: se não fizerem nada para controlar aquele público que vai para aquele ponto (Av Beira Mar, Praia da Costa Azul, Praça do Artesão, em frente à Sorveteria Sol e Neve), muito em breve uma tragédia vai acontecer e pais liberais poderão chorar muito. Fica o alerta!

PM

A reportagem enviou demanda a Polícia Militar para saber como funciona a segurança da população em ocasiões como esta ocorrida em Iriri, com milhares de pessoas no balneário. Até o fechamento da matéria a Assessoria ainda não havia enviado a resposta da demanda. O espaço está aberto a PM.

Compartilhe nas redes sociais

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *