Iconha parou para a Cerimônia de Reinauguração da Câmara Municipal

A sede do Poder legislativo municipal estava desativada desde 2020, quando foi atingida pelas enxurradas que devastaram Iconha e trouxe destruição

A rua Muniz Freire, no Centro de Iconha fechou para a passagem gloriosa da Banda 13 Junho, na tarde desta sexta-feira, 01. O clima era de muito calor, sol escaldante. O maestro, as autoridades e todo público suava, mas a harmonia deu o tom da perfeito da canção que embalou a inauguração de um prédio que ficou debaixo de lama e água barrenta, há quatro anos, quando foi atingido pelas enxurradas de 17 de janeiro de 2020.

A cena era linda de se ver, além do brilho no olhar dos comerciantes que comemoravam a passagem da banda pela principal rua do comércio iconhense, diferente do dia da enchente que tinha forte cheiro de lama, o que se sentia era o perfume doce e inebriante da realização de algo se parecia impossível. A volta das atividades legislativas ao centro da cidade, traz dignidade aos trabalhos do Poder Legislativo e, principalmente, possibilita maior participação popular, já que a Câmara, antes de ser a Casa de Leis, é a Casa do Povo, cada vereador representa a voz da população, da maioria, mas também das minorias e grupos excluídos das políticas públicas.

Emocionada, a Presidente da Mesa Diretora da Câmara de Iconha, a vereadora Ediana Carla Curitiba, definiu o momento como “um sonho”. Para ela, a entrega da sede só foi possível pela sinergia entre os Poderes Legislativo e Executivo. Isso ficou claro no momento da entrega simbólica das chaves da Casa de Leis pelo Prefeito de Iconha, Gedson Brandao Paulino, pois, a vereadora fez questão de convidar o vereador Vitor Martins Caprini para receber junto a ela as chaves. Vitor foi presidente da casa no biênio 2021/2022, e deu início aos trabalhos de reforma, concluídos pela atual Presidente.

“Desculpem-me, estou emocionada. Quem viveu tudo o que nós, cidadãos iconhenses vivemos em 2020, todo sofrimento e destruição, não imaginou que chegaríamos aqui, neste importante prédio para a nossa democracia. Mas sim, parece um sonho, mas é realidade, e hoje, podemos celebrar, oficialmente reinaugurada a sede da Câmara Municipal de Iconha’, ressaltou a Presidente da Câmara durante a cerimônia no plenário da “Vitor Justi”.

O Prefeito de Iconha, Gedson Brandão Paulino, em tom diplomático, agradeceu a presença dos ex-prefeitos Dercelino Mongin, Edelson Brandão Paulino e João Paganini, destacando que cada gestor faz o melhor que pode no contexto de seu mandato. Sobre a entrega da sede do Legislativo, o Chefe do Executivo ressaltou a importância da parceria entre os poderes, relembrando que recentemente o Município de Iconha reinaugurou o prédio do Fórum da cidade, que também havia sido interditado após a enchente de 2020.

A cerimônia de reinauguração da Câmara Municipal de Iconha ocorreu na última sexta-feira (01/03), às 10h, e contou com a participação de diversas autoridades da região, incluindo ex-prefeitos, ex-vereadores, vereadores e políticos de diversos municípios, o Presidente da 10ª subseção da OAB/ES, além de servidores, comerciantes e população em geral.

o VEREAD

Há quatro anos, Iconha, no Sul do Espírito Santo, enfrentava a maior enchente de sua história. Toda a parte baixa da cidade ficou debaixo d’água após o rio que corta o município subir cerca de oito metros e transbordar. As chuvas de janeiro de 2020 também atingiram outras 24 cidades na região, causando estragos significativos. O estado de calamidade foi decretado pelo governo estadual, e infelizmente, foram registradas vítimas fatais, quatro delas em Iconha, nos distritos de Campinho, Santa Luzia e Bom Destino.

Faltaram a sessão os vereadores, Alessandro Gomes de Melo, Alessandra Paganini e Samuel Coelho Nogarolli.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *