Iconha comemora 98 anos com festa: hoje tem desfile da Garota Iconhense, shows com Patrick Longhi e Banda Santarens

São 98 anos de história, e a cidade de Iconha está em festa. A Prefeitura organizou uma programação especial

Iconha completa 98 anos no dia 03 de julho e está em festa. Logo mais as 19h00 esta sexta-feira a abertura oficial às 19h00, na área de Eventos da Ascames. Às 19h30 as gatas mais lindas da cidade vão desfilar e mostrar toda a beleza no 2º Concurso Garota Iconhense. Às 21h00 o clima esquenta com Patrick Longhi e as 23 o forró toma conta do palco com a Banda Santarens.

Sábado tem mais festa, afinal de contas são 98 anos para celebrar com gratidão. “Esta é uma festa comemorativa, são os 98 anos de criação do município de Iconha, onde vamos resgatar a cultura, levar nosso nome para outros ligares, vamos resgatar também nosso turismo. É uma festa que envolve as comunidades, o comércio local, as atrações são regionais, muito mais artistas de Iconha do que artistas de fora. Hoje vai ter o desfile do 2º Concurso da Garota Iconhense. Nós planejamos o concurso para trazer de volta a cultura do desfile que a cidade já teve. Tem o desfile cívico no domingo, onde as escolas todas do centro e do interior estarão fazendo esta homenagem ao município. A festa está muito linda, muito agradável com segurança, uma ampla e uma decoração voltada para a história do município”, ressaltou a secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo Bárbara Volponi.  

Iconha que nasceu da dedicação de um inglês guarda uma polêmica em torno da data de sua criação.  A criação do município, com a denominação de Piúma, data de dois de janeiro de 1891. A instalação ocorreu a 19 de janeiro de 1891, com território desmembrado do município de Benevente, hoje, Anchieta. Pela Lei estadual nº 81, de 18 de novembro de 1904, Iconha torna-se sede da administração do município de Piúma, que havia sido criado pelo Decreto nº 53, de 11 de novembro de 1890. Em 03 de julho de 1924 passa o município de Piúma a denominar-se Iconha, pela Lei nº 1.428.

O destino certo neste fim de semana é Iconha.

O nome da cidade

fotos: divulgação

São diversas as teorias da origem do nome Iconha: primeiro, devido à turfa existente no vale do Orobó, Piúma, que se inflama facilmente que em indígena quer dizer “ICOON“, que significa “água a arder”. O nome também teria sido originado da palavra “INCONHO“, ou seja, “morro ligado a outro existente na margem do rio”. Ainda há uma teoria de que Padre José de Anchieta ao visitar a pedra do Frade e a Freira, denominou toda a região de “ICONO“, que em espanhol significa “montanhas com aspectos humanos”. Por fim, a teoria de que “I-CONY`YA” significa “morada entre duas montanhas”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *