Hapticus Silvestris: nova exposição da Galeria Homero Massena estreia nesta terça-feira (24)

O desdobramento de pesquisas sobre o nomadismo e a estética nômade dá o tom da instalação Hapticus silvestris, da artista Flávia Arruda, nova exposição da Galeria Homero Massena, em Vitória, que tem sua abertura nesta terça-feira (24), das 17h às 20h. A artista adapta uma espécie de labirinto na Galeria, sem indicações de ordenação e trajetos, com imagens e sons que mais sugerem texturas do que representações simbólicas.

São imagens registradas com grande aproximação de superfícies da fauna e da flora da Mata Atlântica, feitas no Parque da Fonte da Grande, no Instituto Nacional da Mata Atlântica e no Centro Ecológico Projeto Caiman, situados na Grande Vitória. Junto das imagens, surgem ruídos de texturas dos ambientes, captados em expedição na Reserva Biológica de Sooretama, pelo Projeto Últimos Refúgios.

“Em desertos de areia ou gelo, com visibilidades restritas e pontos de orientação inconstantes, o senso de direção não é somente visual, mas háptico, isto é, guiado por qualidades táteis e sonoras. Em vez de se orientarem apenas por elementos visuais, alguns povos nômades são guiados pelos ventos, chuvas e ruídos. Hapticus silvestris provoca o espectador a pensar e sentir possibilidades estéticas produzidas pela visão, para despertar sensações de toque e induzir percepções táteis”, explicou a artista.

A mostra conta com a curadoria de Erly Vieira Jr., pesquisador da sensorialidade no audiovisual, e projeto de arte-educação do historiador da arte Rodrigo Hipólito. A visitação do público acontecerá conforme as recomendações sanitárias, com grupos de até cinco pessoas e uso obrigatório de máscaras. Durante a mostra, haverá eventos de lançamento do catálogo, conversa com a artista e com o curador e ciclo de formação com educadores.

Serviço
Exposição Hapticus Silvestris, de Flávia Arruda.
Abertura: 24/08 (terça-feira)
Horário: 17h às 20h.
Visitação: 25 de agosto até 23 de outubro.
Local: Galeria Homero Massena, Rua Pedro Palácios, 99, Centro – Vitória.
Visitas de segunda a sexta das 9h às 18h, e sábados das 13h às 17h.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *