H3N2 lota PA’s no primeiro dia do ano, em Piúma a situação ficou tensa, em Anchieta o plantão foi reforçado para atender a todos

O dia todo, o Pronto Socorro do Hospital de Piúma, Presidente Kennedy, Anchieta e o PA de Guarapari estiveram lotados com pessoas com sintomas gripais

Anchieta, Piúma, Presidente Kennedy, Guarapari os PA’s passaram o primeiro dia do ano atendendo milhares de pessoas com tosse, dor de cabeça, coriza, mal-estar, congestionamento nasal, espirrando e febre, sintomas da H3N2.

A situação de Anchieta ainda é complicada porque o atendimento das unidades de saúde está suspenso desde o último dia 20, sobrecarregando o Hospital e o PA que teve o atendimento triplicado. São 4 médicos por plantão para dar conta da alta procura. Esta semana teve dias que o PA contabilizou mais de 400 atendimentos. Neste momento o PA de Anchieta está superlotado.

“Atendimentos triplicados há uma semana no setor de síndrome gripal, a equipe foi toda reforçada tanto técnicos como enfermeiros e médicos, vários pacientes foram transferidos nesse período, mas, o volume de pacientes de outros municípios e turistas beiram 60% dos atendimentos”, informou a coordenadora do PA Patrícia Mara Ribeiro.

Patricia frisou que além do número de paciente ter triplicado por conta da gripe, casos de acidentes, afogamentos e outros aumentaram muito com a cidade cheia de turistas que estão de férias e os que vieram para o réveillon.

Em Piúma, a situação deste sábado dia 01 ficou tensa, com duas médicas somente atendendo, uma passou mal, a outra teve de atender as duas alas do Hospital, o setor Covid-19 e o Pronto Socorro. Teve confusão e muita revolta de alguns pacientes que passaram horas aguardando para serem atendidos e outros que desistiram de esperar e saíram sem atendimento.

O diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Giovane Bidim falou com a reportagem que a programação era para ter três médicos no plantão por conta do número elevado de turistas na cidade, mas não conseguiu os profissionais com o Consórcio Expandida Sul que estava realocando médicos para outros PA’s também superlotados como o de Guarapari, por exemplo.

Pelo Facebook, Luciana Maximo fez uma live atendendo as solicitações de pacientes que estavam no limite em Piúma aguardando atendimento, e os comentários era de que, em todos os lugares, os Prontos atendimentos estão superlotados com pacientes gripados. “Saí de lá sem ser atendido porque só tem uma médica antendo e está lotado, tem gente sentada na calçada”, comentou Valéria Souza .

‘É Nacional, aqui em Campos dos Goytacazes também”, disse Patrícia Da Fonseca Boechat. “Aqui em Três Rios , Rio de Janeiro está assim também com essa virose de gripe, as UPA’s aqui estão lotado“, disse Jaqueline Marques.

Atenção aos sintomas:

Os principais sintomas da gripe são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.

H3N2

O aumento de casos de infecções pelo vírus influenza no último trimestre deste ano tem atraído atenção para uma velha conhecida da humanidade. A gripe, como é chamada popularmente, tem gerado surtos regionais pelo país impulsionada pela introdução de uma nova cepa do subtipo A (H3N2), batizada de Darwin.

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *