Publicidade

Governo lança programa “Vida no Campo” para impulsionar agricultura familiar capixaba

Iniciativa busca fortalecer setor com investimentos e tecnologias sustentáveis

Em uma cerimônia realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lançou hoje o Programa Vida no Campo, destinado a impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar no estado. A solenidade contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, além de outras autoridades e representantes do setor.

O programa, estruturado em 11 eixos temáticos e composto por 23 projetos, prevê um investimento superior a R$ 100 milhões no período entre 2023 e 2026. Seu principal objetivo é promover o crescimento sustentável da agricultura familiar, por meio da implementação de tecnologias sustentáveis, inclusão social, desenvolvimento regionalmente equilibrado e fortalecimento das atividades geradoras de emprego e renda no campo.

Destacando-se entre as iniciativas previstas, está o projeto Compra Direta de Alimentos (CDA), que visa estabelecer uma relação direta entre agricultores familiares e consumidores locais, garantindo assim um mercado justo e transparente para os produtores. Além disso, serão realizados investimentos em infraestrutura, como a melhoria de estradas vicinais, para facilitar o escoamento da produção e o acesso aos mercados.

Com a agricultura familiar representando 75% das propriedades rurais do Espírito Santo, o programa tem como foco principal o fortalecimento desse setor vital para a economia do estado. Durante o evento, foram anunciadas diversas ações, incluindo o lançamento do 5° edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), a celebração de Termo de Fomento com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MEPES) e a adesão ao Programa Fomento Rural do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Para fortalecer ainda mais a estrutura de suporte aos agricultores familiares, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recebeu a entrega de 25 novos veículos, destinados a serviços de pesquisa e assistência técnica em todo o estado.

Além disso, foi autorizada a formalização de 42 contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para o ano de 2024, visando facilitar o acesso à terra e o desenvolvimento de projetos produtivos. Também foi realizado o reconhecimento de produtos de origem animal genuinamente artesanais com o Selo Arte, e foram entregues os Selos Quilombos do Brasil para organizações quilombolas do estado.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o senador Fabiano Contarato, deputados federais, deputado estadual e a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade