Publicidade

Forcige: evento inédito acontece em Vitória nesta quinta-feira para debater gestão e desenvolvimento sustentável das cidades

A programação do Fórum Brasileiro Cidades Inovadoras e Gestão Eficiente (Forcige), que acontece nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6), está completa e promete trazer debates e palestras que mostram experiências exitosas de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, para a solução dos crescentes desafios com vistas ao desenvolvimento eficiente e sustentável das cidades. 

O Fórum será realizado na Faculdade de Direito de Vitória (FDV), em parceria com o Instituto Verde Brasil (IVB), com a Comissão Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas da OAB–ES e a Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE). Entre os idealizadores do evento e mediadores do debate está o advogado especialista em gestão, direito e segurança pública Aylton Dadalto.

As palestras e os cases abordados estão divididos em temas como saneamento,  tratamento adequado dos resíduos sólidos, cidades inteligentes, educação e parques e praças. A ideia é promover a troca de experiências e o fortalecimento de parcerias para a construção de cidades mais inovadoras, eficientes e sustentáveis.

Programação

Para iniciar o evento Forcige, a abertura será conduzida pelo Prefeito Lorenzo Pazolini. Essa gestão vem sendo referência para o Brasil, atualmente Vitória foi reconhecida como a 7ª Cidade mais inteligente do Brasil pelo Ranking Connected Smart Cities 2023, 1º lugar em Gestão Pública do Brasil, entre outros títulos.   

Confira a programação:

Temas das palestras do dia 05 de outubro:

Gestão eficiente de saneamento;
Gestão eficiente de resíduos sólidos;
Gestão eficiente de iluminação pública;
Gestão eficiente das cidades inteligentes.

Temas das palestras do dia 06 de outubro:

Gestão eficiente das escolas públicas;
Gestão eficiente dos parques/praças e florestas.

Dentre os palestrantes podemos destacar a presença de Pedro Maranhão, ex-secretário nacional de saneamento e atual presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema). Ele fará um panorama sobre perspectivas e desafios do tratamento de resíduos sólidos no Brasil.

O evento contará com a participação de Edson de Souza Vilela, prefeito da cidade de Carmo do  Cajuru/MG. Edson irá expor o case de sucesso da cidade, que ganhou prêmio da ONU pelo seu projeto de concessão de iluminação pública e eficiência energética.

Já Clébio Batista CEO da Integra/SP trará a experiência da Integra S/A, empresa responsável pela construção e prestação dos serviços não pedagógicos de 5 Centros Educacionais Unificados, através da parceria público privada com o município de São Paulo.

Alex Akira do Grupo Splice irá expor sobre a primeira concessão de iluminação pública num consórcio de municípios e as potencialidades deste formato de contratação para Municípios de menor porte.

Um representante da empresa Urbia Parques, que administra diversos Parques no Brasil, em especial o Parque de Foz do Iguaçu/PR e o Ibirapuera/SP, irá expor as experiências exitosas alcançadas nestes anos de gestão privada dos parques.

Além disso, Fernando Garcia, pesquisador do Instituto Trata Brasil, também irá falar sobre o recente estudo do instituto sobre os benefícios econômicos da expansão do saneamento no ES e Filipe Rigoni, Secretário Estadual de Meio Ambiente. Irá expor o plano estadual de conservação e exploração dos parques estaduais. 

Inscrições

As inscrições para participar do Fórum poderão ser realizadas até o dia 2 de outubro através do site oficial do Forcige (forcige.com.br). Após esta data, as inscrições ainda poderão ser feitas no local do evento. 

No portal estão as descrições dos valores e das políticas de cancelamento e transferência de inscrição e de como fazer a retirada do certificado de participação.

Segundo o coordenador geral do Forcige, Aylton Dadalto, o evento promete trazer debates essenciais para a criação de mais políticas públicas de qualidade para a população de Vitória. 

“A ideia é trazer modelos bem sucedidos e inovadores que mudaram a realidade da gestão pública no Brasil, assim como os da cidade de Vitória, sendo reconhecida como a 7ª Cidade mais inteligente do Brasil pelo Ranking Connected Smart Cities 2023 e 1º lugar em Gestão Pública do Brasil . Modelos que tornam a gestão pública muito mais avançada e que entreguem políticas públicas de qualidade para todos, com um bom desenvolvimento social e trazendo mais igualdade. Estamos trazendo gestores que fazem parte desses modelos e que vão expor o que fizeram para que as políticas públicas desse certo”, relatou o advogado. 

Para mais informações acesse o portal forcige.com.br e saiba tudo sobre a primeira edição do Forcige.

foto: JOEL MIRANDA

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *