Publicidade

Findeslab leva primeiro lugar em ranking de inovação

O hub de inovação da indústria se consolidou como favorito na categoria Ecossistema entre as grandes empresas e startups no 100 Open Startups 2023 

O Findeslab, o hub de inovação da indústria capixaba, conquistou duas colocações de destaque na 8ª edição do Ranking 100 Open Startups 2023 e levou a 5ª colocação no Top 10 Ecossistemas, na categoria Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais, além de despontar em primeiro lugar no Top Ecossistema Espírito Santo.   

O 100 Open Startups é uma publicação anual utilizada por grandes instituições e investidores líderes como referência para acompanhar as startups e scaleups mais atraentes para o mercado corporativo. Os vencedores do ranking foram revelados na noite desta quarta-feira (18), em uma noite de gala no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.  

 
A premiação também destaca as corporações, agentes do ecossistema, investidores e executivos que mais contribuíram com startups. A presidente da Findes, Cris Samorini, representou a instituição e a equipe do Findeslab na premiação e destacou o importante trabalho que o hub vem realizando para impulsionar a inovação no Espírito Santo.  

“Essa premiação é importante não só para a Federação, mas também para o Espírito Santo, pois mostra como a inovação é um pilar do desenvolvimento do nosso Estado. Ao criarmos conexões entre empresas e startups em diferentes áreas, geramos novas oportunidades de negócios e conectamos o Estado a uma rede local, nacional e internacional de iniciativas, pessoas e entidades inovadoras”, destacou.   

Lançado em setembro de 2019, o Findeslab já conquistou números robustos no mercado. Entre as principais ações, estão os cinco editais do Programa de Empreendedorismo Industrial lançados, estimulando a conexão entre startups de todo país com grandes indústrias atuantes no Estado, por meio da inovação aberta.  

“O Findeslab ficar no Top 1 Ecossistema do Espírito Santo e em 5º lugar nacionalmente é um indicativo de que estamos no caminho certo. Essa premiação muito nos orgulha e é também uma forma de reconhecer nossos parceiros (startups e empresas) que, assim como a Federação, acreditam que é por meio da inovação que vamos juntos ser capazes de desenvolver soluções para tornar nossas empresas mais competitivas e preparadas para o mercado”, concluiu.  

Para Bianca Rodrigues, gerente de Inovação do Findeslab, as colocações do hub no Top Ecossistema coroam as ações do time em busca do fomento à inovação no Estado.   

“Estamos muito felizes de sermos reconhecidos como primeiro lugar no Espírito Santo. Isso quer dizer que nós somos um dos maiores fomentadores de inovação aberta do nosso Estado, conectando startups e empresas. E o quinto lugar na categoria Sistema S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais nos deixa ainda mais feliz pela notoriedade que o Findeslab vem ganhando nacionalmente, gerando cada vez mais valor e competitividade para a indústria capixaba”, comemorou.  

O ranking  

A premiação deste ano contou com a presença de 908 agentes de ecossistema criteriosamente ranqueados por seu papel em impulsionar ações de open innovation. 
 
Atualmente, a 100 Open Startups é reconhecida como a plataforma internacional de maior impacto na geração de negócios entre as grandes empresas e startups. O principal objetivo é fomentar e mediar a evolução dessa prática no Brasil e na América Latina.  

Mais comemoração  

Além do Findeslab, demais agentes do Ecossistema Capixaba de Inovação também tiveram visibilidade na premiação 100 Open Startups 2023.  
 
Entre as empresas, instituições e startups finalistas no ranking, figuraram vários parceiros do hub de inovação da indústria. Entre eles, Base 27, Zaruc, Dersalis, Sigmais, TimeNow, MedSênior, ArcelorMittal, Suzano, Vale, EDP, Petrobras, Aevo, 2Solve, ISH, Mogai, FuturAI e IndustriALL. 

 
Outro motivo de orgulho é o fato da Capital do Espírito Santo, Vitória, conquistar o segundo lugar nacional entre os lugares onde há mais ambientes de inovação.  
 
O município ficou apenas atrás de Florianópolis, capital de Santa Catarina, considerada uma potência no fomento à inovação no país.  

Ao todo, 244 cidades foram rankeadas pelo 100 Open Startups, o que demonstra a força e o potencial do Espírito Santo em avançar no tema, gerando novos negócios, tornando suas empresas mais competitivas e trazendo ainda mais desenvolvimento econômico.  

O que é o Findeslab? 

Idealizado pela Findes para facilitar o acesso das indústrias capixabas à inovação, o Findeslab – inaugurado em setembro de 2019 – é operado pelo Senai, entidade indutora da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria. 

Com o hub de inovação, as indústrias têm contato com programas e o conceito de inovação aberta, conectando os seus desafios a empreendedores que têm potencial para desenvolver soluções inovadoras de forma conjunta. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *