Publicidade

Findes lança documento para melhorar ambiente de negócios da Regional Centro-Leste do ES

A Agenda Propositiva foi entregue à Regional para contribuir com o desenvolvimento dos municípios de Linhares, Sooretama e Rio Bananal 

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura, a logística, a saúde, a educação e a qualificação de mão de obra, além de alavancar o empreendedorismo dos municípios de Linhares, Sooretama e Rio Bananal, foi lançada a Agenda Propositiva para Melhoria do Ambiente de Negócios, pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).  

Desenvolvido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), o material foi entregue pelo vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, aos representantes dos municípios que compõem a Regional Centro-Leste, nesta segunda-feira (25), no Teatro do Sesi de Linhares. Este é o quarto documento produzido pelo Conselho. O primeiro foi entregue em novembro de 2022, para a Regional Cariacica e Viana.   

Para a produção da Agenda, são observadas as necessidades dos municípios que compõem a regional. Ao todo, 18 eixos estratégicos unem informações para subsidiar as secretarias das regiões na melhoria da ambiência de negócios, com iniciativas para estimular parcerias público-privadas (PPPs), desenvolver a agenda ESG (meio ambiente, social e governança), além de políticas de atração de investimentos.     

Baraona ressaltou em sua fala que a região já tem um grande atrativo competitivo por fazer parte da área de atuação da Sudene e dispõe de áreas propícias para implantação de polos industriais. 

“Queremos contribuir para ampliar a base industrial da região, fortalecendo as suas principais cadeias produtivas, como o segmento agroalimentar. A Findes busca conhecer a realidade de cada regional e construir, de forma coletiva, caminhos que contribuam para o desenvolvimento do ES. A Agenda Propositiva é uma dessas iniciativas”, afirma.  

Receberam a Agenda o secretário chefe de Gabinete, Estéfano Silote, representando o prefeito de Linhares, Bruno Margotto Marianelli; a secretária de Administração de Rio Bananal, Kelly Christina Patrocínio, representando o prefeito Edimilson Santo Eliziario; e o vice-prefeito de Sooretama, Fernando Camiletti, representando o prefeito Alessandro Broedel Torezani. 

Também estiveram no evento, o gerente de Desenvolvimento e Competitividade Industrial da Findes, Fábio Dias; o presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo de Almeida; o diretor Regional Centro-Leste, Ocimar Sfalsin; o gerente Regional Linhares, José Braz; representantes das prefeituras; integrantes do Conder e de algumas regionais da Findes.  

Alguns pontos de melhorias identificados na Agenda Propositiva da Regional Centro-Leste: 

– Carência de mão de obra qualificada para atender as demandas das empresas que estão chegando nos municípios da Regional. 

– Necessidade de melhoria da rodovia de acesso ao município de Rio Bananal. 

– Definição quanto à situação da BR-101 Norte (melhorias e duplicações de trechos importantes) 

– Definição do local e construção da nova rodoviária regional. 

– Ampliação do atendimento hospitalar para cirurgias de maior complexidade. 

– Desenvolvimento do turismo regional, face aos atrativos existentes e o potencial de crescimento do segmento turístico (Linhares tem 100 km de litoral e tem as lagoas Juparanã e Nova). 

– Ampliação da oferta de vagas em Escola em Tempo Integral e em creches para o elevar o nível do ensino básico e para que os pais possam trabalhar. 

– Avaliação quanto à possibilidade de implantação de um Polo Logístico. 

– Desenvolvimento do segmento agroalimentar (café, cacau, frutas) visando o processamento dos produtos localmente, evitando a exportação in natura. 

– Atração de indústrias para diversificação da cadeia de fornecimento de insumos, visando o atendimento aos principais setores produtivos e setores portadores de futuro. 

– Fortalecimento dos principais setores produtivos: Moveleiro, Metalmecânico, Agroindústria, Construção Civil, etc. 

Raio-x da Regional Centro-Leste: 

Total de 5.324 empresas, sendo Linhares o município dessa regional com o maior número de empresas (4.391);     

Essas empresas representam a geração de quase 57 mil empregos formais;     

A atividade com maior número de empresas na regional é Comércio Varejista;    

No setor industrial, existem 428 empresas da Indústria de Transformação, 19 da indústria extrativa e 275 da construção civil;     

Salário médio na regional é de R$ 2.625,37. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *