Farmacêutica orienta sobre a forma correta de cuidar dos medicamentos

Você cuida dos seus medicamentos? A pergunta pode parecer estranha, mas eles precisam, sim, de cuidados especiais. A orientação é da farmacêutica Tatiana Martin Rocha, que afirma que problemas como armazenamento inadequado ou prazos de validade vencidos podem prejudicar a saúde. “Tem alguns erros que são muito comuns, como deixá-los em lugares quentes ou úmidos, o que pode comprometer as suas propriedades e, consequentemente, a eficácia”, explica. Confira mais dicas da especialista:

Especialista garante que medicamentos precisam de cuidados especiais

1. Mantenha os medicamentos na embalagem original e guarde a bula: muitas pessoas usam estojos e caixinhas para armazenar comprimidos, mas isso não é recomendado, já que estes objetos não garantem a melhor condição de conservação. “A caixa original e a bula trazem informações importantes como o número do lote, orientações de uso, indicações, entre outros”, explica a farmacêutica. Também é válido manter a receita médica, que poderá ser consultada em caso de dúvidas relacionadas à indicação e uso.

2. Medicações devem ser guardadas fora do alcance de crianças e de animais domésticos: o risco de intoxicação é altíssimo e pode, inclusive, ser fatal. A orientação é deixar em um lugar trancado.

3. Nada de guardar medicamentos dentro da geladeira, apenas aqueles que forem líquidos e se tiverem essa recomendação. Nestes casos, evite o uso da porta da geladeira, devido a alteração na temperatura. Também não é indicado guardá-los em cima do eletrodoméstico.

4. Algumas pessoas têm o hábito de deixar medicamentos guardados no carro, o que não é recomendado devido à alta temperatura, que pode impactar na sua eficácia.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *