Publicidade

Fapes promove seminário sobre inovação na gestão pública e na indústria capixaba

Nove projetos de pesquisa voltados a melhorias na administração pública e estímulo ao desenvolvimento das indústrias capixabas estão em andamento, desde o início de 2019, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Os coordenadores das pesquisas apresentarão os resultados alcançados, até agora, durante seminário virtual a ser transmitido, no dia 03 de dezembro, pela página da Fapes no Facebook.

Os estudos recebem apoio do Edital Fapes 20/2018 – Gestão e Competitividade, lançado para fomentar pesquisas que envolvessem a formulação de políticas públicas focadas na inovação para gestão pública e também para a competitividade das empresas capixabas. Entre os assuntos, os projetos abordam temas como inteligência artificial, big data, Internet das Coisas e Indústria 4.0.

Para a contratação dos nove projetos selecionados pela chamada pública, estão sendo investidos quase R$ 1,2 milhão em recursos oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).

Programação:

09 horas

Tema: Desenvolvimento da indústria do Espírito Santo

– Recomendações e exemplos de implementações do conceito de Indústria 4.0 para as empresas capixabas. – Cassius Zanetti Resende, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Serra.
– Resíduos do beneficiamento de rochas ornamentais como matéria-prima para a produção de vidros: otimização da produção e aplicação nobre do produto obtido. – Gilson Silva Filho, São Camilo/Cachoeiro de Itapemirim.
– Desenvolvimento de norma para rochas artificiais e vidros utilizando resíduos do processamento de rochas ornamentais. – Monica Castoldi Borlini Gadioli, Cetem/Cachoeiro de Itapemirim.
– Estudo da cadeia produtiva de alimentos e bebidas derivados da fruticultura. – Edileuza Aparecida Vital Galeano, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Vitória.

14 horas

Tema: Inteligência artificial, big data, blockchain e Internet das Coisas aplicadas às Políticas Públicas

– Cidades Inteligentes e Segurança Pública no Espírito Santo. – Anilton Salles Garcia, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Campus Vitória.
– Um aplicativo para auxílio ao diagnóstico de lesões de pele baseado em imagens de smartphones e informações clínicas. – Renato Antônio Krohling (Ufes/Vitória).
– Redes neurais profundas no apoio à fiscalização. – Teresa Cristina Janes Carneiro, Ufes/Vitória.
– Cuidado inteligente da saúde materna e infantil na atenção básica. – Edson Theodoro dos Santos Neto, Ufes/Vitória.
– Detecção de retinopatia diabética com deep learning. – Bruno de Freitas Valbon, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam)

 TRANSMISSÃO AO VIVO PELO FACEBOOK DA FAPES 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade