Famílias de baixa renda de São Mateus (ES) recebem 434 moradias do Governo Federal

O presidente foi recebido pelos capixabas no Aeroporto de Vitória

Fotos: divulgação

Entrega faz parte do programa Casa Verde e Amarela e beneficia cerca de 1,8 mil pessoas da cidade capixaba
Brasília (DF) – 11/6/2021 – O Governo Federal entregou, nesta sexta-feira (11), 434 casas a famílias de baixa renda do município de São Mateus, no Espírito Santo. A cerimônia de repasse das chaves contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Foto: Assesosria de Imprensa

Durante o evento, o Bolsonaro reforçou o compromisso do Governo Federal com as famílias brasileiras. “A gente pensa em bem servir a nossa população. Isso nos dá uma energia que pouca gente pode sentir. Não existe prazer maior do que esse, do que poder ser útil à sua pátria”, comentou.

O investimento federal no Residencial Solar de São Mateus foi de R$ 36,4 milhões, dos quais R$ 11,4 milhões foram repassados para dar continuidade às obras, que ficaram paralisadas de 2013 a 2018.

Foto: Assesosria de Comunicação

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, reforçou o esforço do Governo Federal em reduzir o déficit habitacional. “Desde o lançamento do Casa Verde e Amarela, nós estamos atacando em duas frentes: de um lado, a questão da regularização fundiária. Ou seja, dar o título de propriedade para a população que mora de forma precária. De outro, concluindo obras que foram iniciadas em governos anteriores. Porque o mais importante é o respeito ao recurso do contribuinte”, reforçou.

Acessibilidade
Robson de Oliveira (foto à esquerda) é um dos beneficiados com a nova moradia. Cadeirante, ele lutava para receber a casa própria há 10 anos. “Eu morava em uma região com ladeiras e sem acessibilidade. Agora estou muito feliz, porque terei a minha casa e ganhei, junto com essas chaves, a liberdade de chegar e eu mesmo poder abrir a minha porta. Porque agora minha casa tem uma estrutura compatível com as minhas necessidades”, comemorou.

O Solar de São Mateus é composto por casas em lotes individuais com 41 m² de área privativa e oferece infraestrutura completa, com sistema de água e esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem. Além disso, há equipamentos públicos – creche, escola e posto de saúde – no entorno do condomínio.

O empreendimento faz parte do Programa Casa Verde e Amarela, que tem como meta atender 1,2 milhão de famílias até o fim de 2022. Lançada em agosto do ano passado, a iniciativa busca facilitar o acesso da população a uma moradia digna, assegurando mais qualidade de vida.

Produção habitacional
Em 2020, o MDR entregou 415,4 mil moradias, das quais 52,3 mil foram destinadas a famílias de baixa renda. Mais de 1,66 milhão de pessoas tiveram o sonho da casa própria realizado. Foram, ainda, retomadas 30 mil unidades que estavam paralisadas e poderão contemplar 120 mil pessoas.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *