Publicidade

FAKE NEWS: Tubarões na Praia da Maria Neném, em Piúma, era um cardume de Arraias

Viralizou vídeos de um cardume de Arraias em Piúma onde afirmavam ser Tubarões.

Circularam diversos vídeos no último dia 29, segunda-feira, de um cardume de arraias Morcego ou Boca de Gaveta caçando na Praia da Maria Neném. Várias pessoas afirmaram que eram tubarões e o boato se espalhou nas redes sociais.
Entraram em contato com o jornal solicitando que fosse esclarecido se era de fato tubarões que afirmaram.
Na tarde desta quarta-feira, 31, a Reportagem conversou com o engenheiro ambiental, Nicolau Abrahão para que ele explicasse os vídeos.
Nicolau afirmou que o cardume realmente apareceu na Praia da Maria Neném, porém não se trata de tubarões e sim arraias que escolhem o local pelas águas serem mais mornas e também ser época de desova. Bem Diferente do tubarão que nada em águas mais profundas e frias.
“Segundo as imagens, é quase certeza de que é Arraia, porque na hora que ela faz o cerco para caçar, ela levanta a nadadeira e aquela parte tem muita arraia. Não foi na Maria Neném, foi perto do farol. Nessa época, elas caçam e procuram águas mais quentes. Estão falando que é tubarão, mas são arraias, que encostam ali para caçar peixes. É comum esses cardumes ali, porque é época que desovam. Tubarões não procuram águas rasas, por conta da caça”, disse Nicolau.
Nicolau ressaltou que até tem tubarão, mas em mar mais profundo e a caça deles é debaixo pra cima, para dar o bote. “Ele não vem no mesmo nível dos peixinhos. Na Maria Neném a Praia é rasa”.
Na Página Guia de Piúma Oficial, o administrador, Daniel Caldonho Santuchi, publicou uma nota de esclarecimento onde afirma se tratar de Arraias- manteiga.
“Gostaríamos de esclarecer um boato que circula em diversos grupos sobre a possível presença de tubarões em nossa praia. Na realidade, esses seres maravilhosos que aparecem em nosso vídeo são Arraias- manteiga ou pintadas. Elas são visitantes sazonais que escolhem nossas águas calmas e quentes para se reproduzirem, proporcionando um verdadeiro espetáculo da natureza.

É fundamental não propagar informações equivocadas. Nossa praia é um lugar seguro e acolhedor, e essas criaturas fazem parte da rica biodiversidade que temos a sorte de presenciar. Continuem desfrutando da beleza natural de Piúma”!
Já o engenheiro de pesca, professor o Instituto Federal do Espírito Santo, Ifes – Jones Santander fez uma correção na postagem de Daniel. “Não são Raias- manteiga ou pintadas, o nome popular para estas é Raia-morcego ou Boca de Gaveta e algumas variações a depender da região. As manteigas e pintadas são diferentes. Estas são raias do gênero Rhinoptera. Provavelmente, a espécie Rhinoptera Bonasus a mais abundante na costa brasileira”.

Ferrão da arraia tem veneno: cuidado

Fotos: Divulgação

De acordo com uma matéria publicada no Mundo Ecologia o ferrão da arraia tem veneno. Embora seja um animal dócil um ferroada pode doer até 6 horas. “É bom deixar claro, inclusive, que apenas 39 espécies de arraias (pelo o que se tem conhecimento atualmente) possuem ferrão na sua cauda. E, são justamente os espécimes encontrados na maior parte da costa brasileira e em rios também.

E, sim, o ferrão das arraias (pelo menos, das que possuem essa arma) é venenoso, sim. Isso porque ele é equipado com glândulas de peçonha, que, ao injetada nos seres humanos, pode provocar dores fortíssimas, taquicardia, vômitos, diarreia, e outros sintomas. Não é um tipo de veneno que chaga a matar, mas, com certeza, traz muitos transtornos para a vítima”.

Tubarões se alimentavam nos manguezais

Diversos tubarões se alimentavam nos manguezais de crustáceos e acabaram sem rumo e famintos parando nas praias de Boa Viagem, onde banhistas indefesos são confundidos com presas.

Alguns também se alimentam de animais grandes, como outros peixes, tartarugas e focas, sendo esse o caso do tubarão tigre. 

Os tubarões também têm pouca sensibilidade na visão e na verdade enxergam por contrastes e por isso fazem mordidas investigativas.

Mas quando os acidentes acontecem, a culpa é colocada nos tubarões. que sempre estiveram na região vivendo tranquilamente em seu ciclo alimentar. (fonte: https://letsdive.com.br/)

Raia ou Arraias


Raia ou arraia são nomes daqueles famosos peixes cartilaginosos marinhos. Ambas as formas existem e estão registradas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), embora a mais usada pelos especialistas seja raia. Exemplos:

  • Diversas raias apareceram no rio Tietê no interior de São Paulo.
  • A maior raia de água doce do mundo pesa 300 kg e foi encontrada por um pescador asiático.
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade