Publicidade

EXPOSIÇÃO: O vasto espaço pictórico das paisagens abstratas de Mariannita Luzzati

Individual da artista inaugura a programação anual da OÁ

Neste verão, “Um dia” desponta como presságio para novos acontecimentos nas Artes Visuais em Vitória. Com curadoria da própria artista em diálogo com a galerista Thais Hilal, a exposição inaugural da OÁ Galeria em 2024 reúne obras da produção recente de Mariannita Luzzati, pintora que vive e trabalha entre São Paulo e Londres.

Radicada na Inglaterra há mais de vinte anos, a artista trabalha com luzes, sombras, formas abstratas e tons de cores neutras e frias, em sua maioria. Suas obras geralmente são criadas a partir de imagens fotográficas e da desconstrução dessas próprias imagens. Os desenhos surgem como referências para as pinturas. “(…), a artista atingiu o domínio de mostrar a obra sem evidenciar o trabalho. Não existem imposições ideológicas nessas ‘paisagens’, nem narrativas, pois o que ela nos devolve é pintura.”, cita Paula Terra-Neale, historiadora da arte, pesquisadora e curadora independente que assina o texto crítico para a exposição.

As obras de Mariannita evidenciam os limites da própria pintura enquanto objeto matérico, mesmo que essencialmente encerrem em si um aspecto imaterial. De acordo com o texto, “As formas, nesta obra, não se definem através de linhas, nem de contornos rígidos, e nem são nos dadas de imediato. Elas surgem na intensidade dos contrastes e vibrações luminosas que se propagam nos pigmentos e nos demandam um tempo para sua apreciação. A forma está apenas a um passo de se diluir completamente no espaço pictórico. Esses ‘corpos’ são presenças singulares, silhuetas humanas em estado permanente de aparição.”

A análise crítica prossegue fazendo menção direta à artista: “Em suas próprias palavras, essas imagens sugerem que o espectador contemple e reflita sobre o vazio e o silêncio, que é hoje a nossa maior necessidade. Percebemos esse convite como uma delicadeza. Estaria Mariannita nos convidando a um verdadeiro encontro meditativo com a obra para vivenciarmos o silêncio essencial da pintura?”

Sobre a OÁ Galeria

Inaugurada em 2007 pela galerista Thais Hilal, a OÁ surgiu motivada pelo desejo de valorizar, difundir e contribuir com a construção de um olhar sensível para a arte contemporânea. Sua atuação acompanha o desenvolvimento de artistas visuais e a difusão de suas obras em diferentes propostas e linguagens.

Serviço

Exposição: Um dia, de Mariannita Luzzati (texto crítico de Paula Terra-Neale)

Abertura: 21 de fevereiro, 4ª-feira, das 17h às 21h

Período: 21 de fevereiro a 26 de abril de 2024

Visitação: segunda a sexta (exceto feriados), das 10h às 19h30

Local: OÁ Galeria – Av. César Hilal, 1180 – loja 9 – Praia do Suá – Vitória/ES

Telefone: 27 99944-5001

E-mail: [email protected]

Instagram: @oagaleria

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade