Publicidade

Festa de Alto Pongal – Anchieta

Carretela arrasta milhares de pessoas pelas ruas de Alto Pongal.

Nossa equipe esteve em Alto Pongal e registrou alguns momentos dessa festa especial para a comunidade italiana que lá reside…

8ª Festa dos Imigrantes Italianos um sucesso de público e organização no interior de Anchieta. Muita comida, bebida e gente animada. Polenta, galinha, queijo e linguiça deram o tom da fartura italiana servidas no almoço de domingo.

Por Luciana Maximo

A 8ª Festa da Imigração Italiana realizada na Comunidade de Alto Pongal, Anchieta neste final de semana, foi um sucesso de público e organização. O que começou com um grupo pequeno de amigos, acabou se tornando um evento que reúne hoje milhares de pessoas de várias partes do Espírito Santo. Ontem a Carretela reuniu centenas de pessoas em um verdadeiro carnaval italiano. O ponto de alto da festa.

“Todo ano a gente traz uma história da Carretela. No ano passado retratou a chegada dos imigrantes de navio. Esse ano mostrou que eles já estavam em Pongal construindo suas casas. Nessa Carretela foram exibidos instrumentos utilizados na construção dessas casas, o trenzinho que era o meio de locomoção na época. Cada ano mostramos um pedaço de nossa história. O tema desse ano Desbravando Nossas Terras, construindo nossa história”, ressaltou Glaudiane Athaíde Salarini, que já foi membro da Comissão de Festa, lá no início de quando tudo começou e hoje membro do Conselho Fiscal da Associação de Moradores de Alto Pongal.
Oportunamente, Glaudiane contou como começou essa festa grandiosa. O ex-prefeito Edival Petri, filho da terra, na época fez uma caminhada com os amigos e deu algumas pessoas. “A Associação de Moradores usou isso para fazer uma festa da Imigração Italiana. A Caminhada sai da Praça do Imigrante em Anchieta e vem até aqui. Nós vimos nessa caminhada à oportunidade de lembrarmos a cultura italiana que estava morta na comunidade”, disse.

A Festa na verdade, segundo Glaudiane tinha a intenção de receber o grupo de caminhantes que ao chegar a Alto Pongal não encontrava nada. “A Associação de Moradores abraçou a causa e nós começamos a fazer a festa. No sábado à noite enquanto eles saiam de lá, fazíamos a abertura da festa aqui à noite e no domingo para recebê-los. Hoje nossa festa é uma referência regional e a nível de estado. A Caminhada cresceu muito e trouxe andarilhos de vários estados e até gente de fora do Brasil que fazem os Passos de Anchieta”, comentou.

Na verdade, não importa quem começou a festa, importa que é um sucesso. “A comunidade abraçou. Esse ano nós oferecemos a festa e mostramos o que a comunidade tem. Trouxemos o Grupo de Dança Nonadelle, o Coral da Escola esse ano, a dança dos pequenininhos, uma bandinha formada pela comunidade, os Meninos dos Quatro Atrações”.

A Comunidade de Alto Pongal ficou pequena para essa festa que reuniu a família para relembrar sua tradição. Sem um registro de violência, a Guarda Municipal, a Polícia Militar e vigilantes, contratados pela Associação de Moradores.

Embora a organização ficasse por conta da comunidade, a Prefeitura de Anchieta ofereceu toda logística do evento e apoio incondicional, contrariando uma das preocupações da Comunidade que achava que não teria o apoio, uma vez que o prefeito Marquinhos não é filho da terra deles. “A Prefeitura deu esse ano total liberdade, a comunidade escolheu o que quis e como quis e a Secretaria de Turismo, Agricultura que é ‘parceirona’ trouxe o que pedimos. Pelo fato de Marquinhos não ser da nossa região e não ser italiano ele abraçou a causa e deu todo apoio. A infraestrutura está maravilhosa. Existia até um receio de haver um retrocesso, mas Marquinhos abraçou e acho que deu até mais do que a comunidade estava acostumada”, frisou Glaudiane.

O prefeito Marquinhos Assad mostrou que ele não precisa ser italiano para se emocionar com a história dos imigrantes retratada na festa. “Estou muito emocionado e sem palavras diante de uma festa tão grandiosa e importante para Anchieta. Estamos felizes em ver toda essa população festejar, cantar e se divertir. Parabéns a vocês que têm uma história linda, parabéns a Associação de Moradores de Alto Pongal que esse evento maravilhoso e obrigada a todos que nos prestigiaram”, agradeceu.

Marquinhos abriu a Carretela e desceu no primeiro carro alegórico junto com a primeira dama, Angela Márcia Cypriano Assad e o filho mais novo. Saudou a todos que acompanharam a carretela e a festa inteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade