EFTUR: uma cerimônia deliciosa

A noite desta quarta-feira, 13, foi de comemoração, confraternização e muita emoção, na Escola Família e Turismo Pietrogrande de Anchieta, Eftur. Foi a cerimônia de formatura do Curso Técnico de Restaurante e Bar. A Turma 19 recebeu os certificados das mãos da diretora Eliza e das professoras Silvana Cordeiro, chefe de cozinha. São 17 alunos prontos para empreender no mercado de restaurante, cozinha e bar.

Tudo preparado com muito afeto, os próprios alunos formandos mostraram que aprenderam direitinho as aulas recebidas.

A Escola já preparou mais de 400 alunos nos cursos técnicos e entregou para o mercado que exige qualificação profissional. E mais de 3 mil alunos tiveram a oportunidade de participar de cursos rápidos oferecidos pela Eftur de Anchieta que tem todo apoio da Prefeitura Municipal e o Mepes.

“Todos que passam pela escola têm suas vidas transformadas. Tivemos um senhor de 75 anos que fez o curso e mudou a vida dele. Ele mudou de ramo e está cheio de expectativas para este verão. Por várias razões os alunos vêm para cá, tem os que querem aprender para aprimorar, tem uns que já sabem fazer, mas não tem a técnica, e alguns já trabalham no setor há muito tempo e não tinha a capacitação. E tem os que saem daqui e montam o seu próprio negócio. Muitas têm o seu negócio, mas às vezes começa pequeno, às vezes familiar e vem para aprender a administrar. A Escola abre horizontes e oportuniza a realização de sonhos. Estou muito feliz, fechamos o ano com todas as metas alcançadas”, ressaltou a diretora Eliza Venzi.

De Minas Gerais para Castelhanos, há três anos, Pablicia Pacheco reside no balneário de Anchieta. Ontem ela se formou no curso de Restaurante e Bar e estava feliz da vida com o certificado nas mãos, ao lado do esposo e do motoboy que já atuava no negócio da família. “Eu me apaixonei por Castelhanos e por Anchieta. Vinha passeando, depois que meu esposo aposentou decidimos vir morar aqui”.

Pablicia não tem dúvida de que o curso abriu horizontes na vida dela. “O curso na minha vida é um divisor de águas. Abriu a visão, deu mais clareza pra gastronomia, para tudo.”

A empreendedora já entendeu que tem muito potencial para ampliar os negócios, ao lado do marido que já fabrica queijos artesanais ela tem projetos interessantes para o litoral. Sorte Pablicia, e muito sucesso nos negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *