Consciência Negra

Projeto em sala de aula, se torna exposição na Câmara de Anchieta

 

São 60 telas expostas nos corredores da Escola Coronel Gomes de Oliveira, em Anchieta todas feitas pelas mãos dos alunos do Ensino Médio. A coordenação do Projeto é da professora de História e Artes, Adriana Tiago Lopes, e o envolvimento dos professores da área de Ciências Humanas que se debruçaram no tema Consciência Negra durante o mês de novembro provocando diversas reflexões no âmbito escolar da identidade afro para os alunos que estão em processo de formação de suas identidades.

De acordo com a professora Adriana, As turmas foram divididas em subtemas: patrimônio, religiosidade, racismo, dança, música e personalidades afro.  “Um debate tão presente na sociedade, as identidades afro-brasileiras, personalidades, guerreiros, formadores de opinião, a moda, beleza e empoderamento da mulher negra”.

Parte da telas fazem parte de uma exposição no Plenário da Câmara de Anchieta. Vale apena conferir. O objetivo é celebrar a luta da consciência afro-brasileira.

O projeto proporciona a quebra de paradigma da imagem do negro ligada à marginalidade, exaltando suas contribuições culturais, religiosas e evidenciando a construção de referencial identitário, tão importante para a formação dos futuros cidadãos capixabas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *