Estudantes do Espírito Santo disputam torneio de robótica no Rio de Janeiro 

Evento realizado pelo Sesi reúne cerca de 600 estudantes de 24 estados. Três equipes do Sesi ES competem com réplicas de carros da Fórmula 1 e robôs de até 19 kg    

Estudantes do Espírito Santo embarcaram nesta semana para o Rio de Janeiro para competir no Festival Sesi de Robótica Off Season. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) nacional, o evento começou no dia 2 e vai até 5 de agosto, na Marina da Glória, na capital do Rio, om competições de FIRST® Tech Challenge (FTC), FIRST® Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools. 

“Mais uma vez nossos alunos estão representando o Estado numa competição nacional. Independentemente do resultado, sabemos que mostrar os nossos conhecimentos em tecnologia para tantos alunos e jurados já é uma vitória. E o Sesi é referência em usar no dia a dia, no âmbito da grade escolar, os conceitos tecnológicos como forma de aprendizagem”, ressaltou o gerente de Educação Básica do Sesi ES, Samuel Seibert. 

Nesta temporada, crianças e adolescentes de 9 a 19 anos devem buscar soluções para desafios ligados à energia. Para isso, eles aplicam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM, na sigla em inglês) para criação de projetos de inovação, além da construção e programação de robôs, que devem completar missões. 

O torneio reúne 90 equipes, com 6 a 10 integrantes cada, de 24 estados brasileiros. Os estudantes, do ensino médio, competem em uma das três modalidades – F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC) -, que envolvem desde réplicas de carros de Fórmula 1 a robôs que chegam a 2 m de altura e 56 kg. 

O Sesi ES terá três equipes em duas modalidades.   

F1 in Schools 

Os alunos modelam e constroem um carro em miniatura de Fórmula 1, que corre em uma pista reta de 20 metros impulsionado por um cilindro de CO2.   

– Hyoku, do Sesi Linhares  

– CPX Racing, do Sesi Araçás, em Vila Velha  

FTC 

Os estudantes constroem e programam robôs de médio porte, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis para que eles cumpram atividades, como carregar discos e blocos, em uma arena.  

– 9178 Cyber One, do Sesi Civit, na Serra   

Não são só a velocidade do carro na pista e o desempenho dos robôs na arena que contam. Os estudantes também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar, construir e programar os robôs e as miniaturas de carros da Fórmula 1; além de projetos sociais com a comunidade e do plano de marketing e da gestão financeira das equipes.  

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *