ENTREVISTA: Raí Mota destaca cinco itens numa receita de sucesso na educação

Raí Mota fala com exclusividade ao “Espírito Santo Notícias” e afirma que o maior desafio da educação é o mesmo de sempre, fazer com que os alunos aprendam. As crianças já chegam à escola com o cérebro formatado pelas tecnologias

Raimundo Otávio da Mota, o secretário de Educação da Cidade de Cruz, no Ceará, Raí, que esteve em Piúma na sexta-feira, 02, conversou com o Jornal “Espírito Santo Notícias” e destacou o que é necessário fazer na educação para alcançar resultados positivos, tais como os da sua cidade, que conquistou o 4º no Ideb no Brasil.

O secretário de Educação ministrou palestra a 600 profissionais da rede municipal de Piúma durante a Jornada Pedagógica – “Saberes e Fazeres Que Garantem o Direito de Aprender”.

Ao ser entrevistado pelo Jornal, perguntamos ao Raí:

Qual orientação você deixa aos profissionais da educação, em especial aos professores, para o início do ano letivo?

“A minha orientação aos profissionais de educação, em especial os professores no início do ano letivo é que eles acolham. As crianças, os adolescentes, precisam ser acolhidos. A Escola precisa ser um local de acolhimento. Então pra que os professores, os diretores, todos que fazem a escola, acolham bem as crianças, elas precisam estar bem. Então cada professor precisa se cuidar. Cuidar do seu campo espiritual do seu campo emocional, cuidar da sua mente”.

Quais os maiores desafios da educação na atualidade?

O maior da educação é o de sempre. A educação tem um grande desafio que é fazer com que os alunos desejem aprender. Nós trabalhamos com a atenção, nós queremos a atenção dos estudantes. Isso já é desde o início da educação e continua até hoje. Mas hoje está bem maior o desafio, porque as crianças já têm um cérebro formatado pelas mídias através da tecnologia. Então os cérebros deles estão programados para trabalhar a partir daquela lógica das tecnologias. A escola precisa entender isso, e, sobretudo, a linguagem de jogos, por exemplo. Seria importante que a escola seja como um jogo. Onde os alunos gostam de aprender”.

De forma sucinta, o que fez em Cruz para transformar a realidade da educação e colocar a educação, lá, no pódio, a nível de Brasil. Há uma receita?

Sim, existe uma receita, não só pra Cruz, mas todos os municípios que estão no topo da educação. Eles fazem cinco.
1- Tem equipe, equipe com quantidade certa, qualidade e clareza de papéis.
2- Eles têm uma gestão do currículo, faz-se uma gestão do currículo
3- Avalia os Estudantes constantemente.
4- Monitora os dados, o trabalho dos diretores, o trabalho dos coordenadores e professores. O monitoramento.
5- boa formação. Boa formação aos pedagogos, coordenadores pedagógicos e professores.

Foto: Luciana Maximo

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *