Em Itapemirim, mais de 300 mil reais da Lei Aldir Blanc vai impulsionar a cultura local

O Município de Itapemirim celebra uma conquista significativa no campo cultural ao captar recurso da Lei Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura, no valor de R$ 307.903,38 (trezentos e sete mil, novecentos e três reais e trinta e oito centavos). A iniciativa visa incentivar e fortalecer as diversas áreas da cultura, promovendo o desenvolvimento artístico e cultural dos munícipes.

De acordo com o Secretário de Cultura, Rafael Perin, os recursos captados serão destinados a editais de fomento, proporcionando oportunidades para artistas, produtores e demais agentes culturais apresentarem seus projetos e contribuírem para o enriquecimento do cenário artístico do município. “As diversas áreas da cultura, como música, teatro, dança, literatura, artes visuais e audiovisual, serão contempladas, refletindo a diversidade e riqueza cultural de Itapemirim”, frisou.

O Secretário ressaltou ainda o compromisso do executivo municipal em garantir transparência e participação da comunidade no processo. “A elaboração dos editais será realizada de forma colaborativa, buscando ouvir as demandas e expectativas dos agentes culturais locais. Essa abordagem democrática visa assegurar que os recursos sejam direcionados de maneira eficaz e atendam às necessidades reais da comunidade artística,” garantiu. 

O incentivo à cultura não apenas proporciona oportunidades para os artistas locais, ele também contribui para a construção de uma identidade cultural sólida e promove o turismo cultural, consolidando Itapemirim como um polo de produção artística e cultural na região. 

Com a captação dos recursos da Lei Aldir Blanc, o município de Itapemirim reafirma seu comprometimento com a cultura, reconhecendo-a como um pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico. A comunidade artística e a população em geral aguardam com entusiasmo o desdobramento desses investimentos, antecipando um período de crescimento cultural para a cidade.

A Lei Aldir Blanc, sancionada em 2020 em resposta aos desafios enfrentados pelo setor cultural durante a pandemia, estabeleceu medidas emergenciais para auxiliar artistas, produtores culturais, e espaços artísticos que foram impactados pelas restrições impostas pelo distanciamento social. Atenta às oportunidades oferecidas por essa legislação, a Prefeitura de Itapemirim empenhou-se e conseguiu captar os recursos disponíveis, destacando seu compromisso com o fomento cultural e a valorização dos talentos locais.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *