Dia Nacional da Mulher Negra | Por políticas públicas no combate ao racismo e por representatividade

Luciana Santos é professora, servidora pública efetiva do município de Vila Velha, escritora, colunista, ativista cultural, proponentedo Coeltivo Tresa de Benguela de Escritoras Pretas Capixabas e fundadora da Academia de Letras da Diversidade do ES.

Hoje comemoramos o Dia Nacional Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A lei n°12.987/2014 é de autoria da ex-senadora mato-grossense Serys Slherssarenko.

O Dia da Mulher Negra foi inspirado no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, criado em julho de 1992.

O dia da mulher negra é comemorado desde o início do século XXI e tem como referência a líder quilombola Tereza de Benguela que liderou uma resistência num quilombo localizado no Estado do Mato Grosso, formado por povos negros e indígenas.

Sob a liderança de Tereza, o quilombo resistiu à escravidão por vinte anos e abrigou mais de 100 pessoas. Tereza mantinha a estrutura política, econômica e administrativa.

A Rainha negra do Pantanal, como Tereza é conhecida, hoje é o pilar do engajamento das mulheres negras periféricas, das que fazem parte do poder público e de toda a sociedade civil. Elas buscam mais espaço nas decisões políticas, nas demandas que envolvem oportunidades e na qualidade de vida da mulher negra no Brasil.

  • Mais visibilidade social
  • Educação antirracista
  • Fim da violência obstétrica
  • Combate a violência institucional
  • Entre outras pautas que causam angústia e tristeza nas mulheres negras.

A data de hoje tem um significado muito importante por que não é apenas de comemoração, mas um marco de luta por representatividade.

O JULHO DAS PRETAS reforça a necessidade de mais políticas públicas voltadas para a saúde, a educação e combate ao feminicídio sobre a mulher negra. Somos mais de 60 % dos assassinatos sobre as mulheres no Espírito Santo. Que nosso 25 de Julho seja sempre lembrado por mais direitos e menos desigualdade social sobre a Mulher Negra e seus descendentes. A luta é de todas nós e seguimos resistindo a todas as violências.

Fonte: Vila Velha em Dia

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *