Dia do Químico: entenda o papel desse profissional nos serviços de água e esgoto

Neste sábado, 18 de junho, comemora-se o Dia do Químico, profissional responsável pela qualidade de muitos produtos consumidos no dia a dia pela população. Dentre as atribuições do químico, está a de garantir a qualidade da água distribuída, chegando às torneiras dos clientes dentro dos padrões de potabilidade. Outra atribuição importante desse profissional está relacionada ao sistema de esgotamento sanitário, uma vez que o esgoto gerado nas cidades é coletado e devidamente tratado, para que fique dentro dos limites preconizados pelos órgãos ambientais licenciadores.

A concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, BRK, aproveita a data para ressaltar a importância desse profissional na rotina do saneamento. Para a eficiência dos serviços prestados pela empresa no município, os profissionais de Química, junto com outros especialistas, realizam mais de 24 mil análises da qualidade da água por mês, considerando os monitoramentos das seis Estações de Tratamento de Água (ETAs), de uma  Unidade de Tratamento Simplificado (UTS), do sistema de distribuição e dos mananciais. Já os testes de esgoto chegam a mil análises mensais, considerando os monitoramentos das 11 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e dos corpos hídricos.

“A atuação da química é essencial no processo de tratamento de água, pois, por meio de processos físico-químicos, são retiradas as impurezas da água bruta captada nos mananciais. Já no tratamento de esgoto, o processo é realizado de forma biológica para que o efluente final seja lançado nos corpos hídricos sem causar danos ao meio ambiente”, afirma a engenheira química Priscila Curcio, que atua no laboratório de Controle de Água e Efluentes da BRK.

Ela explica que os profissionais de Química podem desempenhar diversas atividades na área de saneamento, como operações de tratamento de água e efluentes, ensaios físico-químicos em laboratório e, até mesmo, o  apoio ao sistema de compras de insumos. Entre as atribuições de Priscila na BRK, estão a realização de rotinas internas do laboratório, entre ensaios de água e efluentes; a limpeza e a desinfecção de utensílios e equipamentos utilizados na área;  lançamentos de resultados das análises no sistema, entre outras.

“O tratamento de água para o consumo humano é um desafio que vai além da entrega de água potável para o consumidor. Requer transformar a água bruta em um produto de qualidade, garantindo a saúde da população e preservando os mananciais. O que me atrai nesta área é perceber que a química está presente em diversos meios que vivemos: no saneamento, no vestuário, nos alimentos,  e poder contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, declara a engenheira química.

“A química influencia totalmente o tratamento de água e do esgoto através de diversos processos. Sempre achei o processo de transformação da matéria fascinante e fico feliz por contribuir de forma positiva para o acesso da população à água tratada dentro dos parâmetros legais, melhorando a qualidade de vida das pessoas e minimizando os impactos ambientais”, completa Priscila Curcio.

Os resultados de análises da água realizadas pela BRK em Cachoeiro de Itapemirim são publicados no Relatório Anual de Qualidade da Água de Cachoeiro, distribuído anualmente pela concessionária e disponível em seu site, por meio do link https://www.brkambiental.com.br/cachoeiro-de-itapemirim/relatorios-de-qualidade e apresentados mensalmente na própria fatura de água do cliente,

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *