Dia D contra o Sarampo neste sábado (19) em Anchieta

Público-alvo é a meninada com idade entre seis meses e 5 anos que ainda não foram imunizadas ou que estejam com o cartão de vacina incompleto.

A Secretaria de Saúde de Anchieta promove neste sábado (19) o Dia D de vacinação contra o sarampo. Nove unidades de saúde da sede e do interior estarão abertas para vacinar das 7h30 às 15h30.

Estarão de plantão neste sábado as Estratégias de Saúde da Família (ESF) 1, 2 e 3, na sede municipal e as ESFs de Mãe-Bá, Iriri, Recanto do Sol, Baixo Pongal, Alto Pongal e Jabaquara.

A secretária de saúde, Jaudete Frontino pede aos pais e responsáveis que levem as crianças para vacinar. “O nosso alerta é para que os pais ou responsáveis levem as crianças às unidades de saúde, com o cartão de vacina, para verificar a situação vacinal dos pequenos”, disse.

Vacina contra Meningite C e HPV no Dia D

Paralelamente à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, voltada ao público infantil, haverá vacinação contra a Meningite C e HPV para crianças e adolescentes, visando a aumentar a cobertura vacinal deste público-alvo.

Durante o Dia D, neste sábado, também haverá a intensificação de vacinação contra ambas as doenças. A vacinação de reforço contra meningite C na adolescência visa a garantir a proteção direta nessa fase da vida, além de diminuir estado de portador. Em relação à vacina de HPV, ajuda na diminuição de incidência de cânceres em ambos os sexos

A vacina contra a Meningite C está disponível para meninos e meninas de 11 anos a menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e a vacina HPV para meninos de 11 anos a menores de 15 anos e meninas de nove anos a menores de 15 anos.

Dose zero

É importante lembrar que a dose extra, chamada de dose zero, não consta no calendário nacional de vacinação. Portanto, ela não substitui as outras duas, ministradas aos 12 meses de idade (1ª dose) e aos 15 meses (2ª dose). Elas devem ser aplicadas para conferir proteção prolongada contra a enfermidade.

Onde vacinar em Anchieta:

ESF 1 – ESF 2 – ESF 3, ESF de Mãe-Bá, ESF de Iriri, ESF de Recanto do Sol, ESF de Baixo Pongal, ESF de Alto Pongal e ESF de Jabaquara | Horário: 7h30 às 15h30.

Foto? PMCI

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *