Devido ao vazamento de Óleo no Nordeste, Praias de Itapemirim são monitoradas diariamente

Precauções tomadas para evitar os danos do óleo nas praias

O Município de Itapemirim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente informa que o material oleado, proveniente de vazamento na região nordeste do Brasil, ainda não chegou no litoral sul do Espírito Santo. Esses materiais alcançaram a costa norte do estado, nos municípios de Conceição da Barra, São Mateus e Linhares. Devido a chegada ao estado, o secretário de Meio Ambiente de Itapemirim, Jean Paz Roza disponibilizou uma equipe treinada para monitorar diariamente toda costa municipal, durante os últimos dias.

O secretário ainda informa que a marinha do Brasil já encontrou fragmentos de óleo no litoral de Vitória, capital do Espírito Santo. O material que foi recolhido na praia de Camburi, foi encaminhado para análise que irá avaliar se é o mesmo que contaminou as praias do Nordeste. Por isso Jean alerta que a ação da vigilância nas praias do município tem sido constante e não cessará enquanto houver a possibilidade deste material atingir o litoral de Itapemirim.

Preventivamente o município já capacitou vários servidores das secretarias de meio ambiente, defesa civil e limpeza pública para atuar caso o óleo que foi derramado na região nordeste chegue ao litoral de Itapemirim. O treinamento foi oferecido pelo IBAMA, ICMBIO e IEMA. Neste, foi passado o conhecimento sobre as características do óleo e o que fazer caso chegue às praias informando quais são os equipamentos utilizados para retirar o material bem como todo o procedimento de segurança.

Caso a população venha a detectar alguma substância suspeita, deverá efetuar o contato imediatamente com os meios disponíveis. Em hipótese alguma este material deverá ser manipulado pela população. Outras informações, como fauna e localidades atingidas, orientações, tira-dúvidas e contatos podem ser obtidas pelo site: www.ibama.gov.br/manchasdeoleo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *