Depois da live do jornal e a reclamação dos comerciantes de Itaoca, Prefeitura de Itapemirim vai instalar placas de carga e descarga

O secretário de Governo de Itapemirim, Ricardo Cordeiro disse que as placas foram colocadas para dar mais mobilidade ao trânsito, contudo, estará levando a reclamação dos comerciantes ao prefeito para ver a possibilidade de resolver o impasse de forma que não prejudique a ninguém.

Os comerciantes estão sendo prejudicados com as placas de proibido estacionar – Foto/ Sammara Lopes

Os comerciantes de Itaoca/ Itapemirim que compreendem ao trecho que abrange da Praça até o Jessé Eden Brasa e Sabor estão vendo despencar o movimento nos estabelecimentos deles, após a fixação de placas de proibido estacionar.

Os turistas que curtem aquele trecho da Praia e estacionavam em frente aos estabelecimentos estão migrando para outras praias e com isso os comércios estão vazios. Os comerciantes estão desesperados porque o verão este ano é curto e sem uma área pública para estacionar veículos e motos, os consumidores não param por lá e acabam indo para outros balneários.

As placas foram colocadas após a Prefeitura contratar o trio elétrico, antes não as existiam no local. Ocorre que o trio elétrico nestas quatro últimas semanas só passou pelo local duas vezes, e apenas aos domingos. O que os comerciantes pedem a Prefeitura é que seja liberado o trecho para estacionamento pelo menos durante a semana para que os turistas possam estacionar.   

Bar do Gordo

Jorge Alex Trevisan é proprietário do Bar do Gordo e disse que tem nove funcionários e sem movimento algum, a saída é fechar as portas. “Infelizmente eu vou ter de fechar as portas, amanhecemos com as placas impedindo o estacionamento. A gente fica aguardando o verão, infelizmente, por causa de um trio elétrico que passa por aqui aos domingos, estamos sendo prejudicados de segunda a seguida. Seria mais fácil a Guarda Municipal fazer uma barreira aos domingos para a passagem do trio, do que colocarem as placas e deixarem a semana toda impedindo os comerciantes de trabalhar”, disse o comerciante.

Pousada Castelo

Juliana Ambrosim, proprietária da Pousada Castelo e um bar ao lado, também em Itaoca conta que parou o carro dela para descarregar, ligou o pisca alerta, e acabou sendo multada. Para trabalhar Juliana está utilizando estacionamento pago. “Hoje em dia estamos vendendo ¼ do que vendíamos antes, dia de semana não compensa pagar funcionário, energia, aluguel, a gente está aqui para não poder fechar as portas por enquanto esperando o carnaval, mas se não for tomada nenhuma atitude não vamos ter o que fazer, não vai ter como manter os custos e pagar todo mundo”, reclamou Juliana.

Distribuidora de Bebidas 028

Matheus Garcia Lucas, proprietário da Distribuidora de Bebidas 028 frisou que tem 12 funcionários para pagar e está complicado manter o comércio aberto sem movimento algum. “Está complicado, a gente não consegue receber os produtos dos fornecedores, eles são multados e levam os produtos de volta. Eu também fui multado, estava em frente a meu estabelecimento fazendo descarga dos produtos. Distribuidoras de bebidas o cliente encosta compra a bebida e vai embora. Como eu vou vender se não pode estacionar nem na minha calçada nem do outro lado da rua. Ficou complicado de trabalhar, caiu muito o movimento”, disse.

Brasa e Sabor

De acordo com Jessé Edem, proprietário da Churrascaria Brasa e Sabor, ele como os outros comerciantes foi pego de surpresa. No dia que colocaram as placas, ele chegou antes e estacionou o veículo dele, uma hora depois quando ele olhou ao lado de fora tinha uma placa ao lado do carro. “Eu achei um absurdo, desde a primeira semana que colocaram as placas, minhas vendas caíram 70% e eu preciso manter as despesas, são 17 funcionários que eu tenho. A situação não está bonita”, reclamou.

Destacou Jessé que trabalha durante toda invernada e consegue manter a casa, mas quando chega o verão, é o momento de ganhar dinheiro. “Chega o verão a Prefeitura vem e breca a gente com estas placas prejudicando os comércios locais todo, não só os de gênero alimentício como as pousadas”.

Ancoras Restaurante

O proprietário do Ancoras Restaurante, Antônio César Alves dos Santos comunga das mesmas reclamações dos vizinhos comerciantes e vai além. “Eu fui um dos comerciantes que investiu muito neste verão, fiz portal, preparei a casa. No começo estava tudo muito bem, mas quando colocaram as placas, os turistas pararam de vir para cá”.

Comentou ainda Cesar que, Itaoca tem poucos estacionamentos e os que existem são caros, o turista não tem onde parar. “Eles colocaram as placas, mas não falaram nada com a gente, nós não sabíamos se os motoristas seriam multados, se iriam guinchar os veículos, ninguém ficou sabendo de nada. Para mim foi uma surpresa, nós tínhamos que ser comunicado, ou deveriam ter feito uma reunião e nos ouvirem”.

Para Cesar o trio elétrico para ela não ajudou em nada. “Te falo mais, teve muita gente que levantou e foi embora. Agora quando passar o trio elétrico tenho de colocar segurança na praia. É legal, o turista gosta, mas para mim não ajudou em nada. É triste falar isso, mas é a pura realidade”, comentou.

Sol Nascente Restaurante e Bar

A comerciante Alcineia Pontes da Cunha, proprietária do Sol Nascente Restaurante e Bar afirma que estacionamento é um problema crônico em Itaoca. “Nós tínhamos o terreno baldio próximo a ponte que ajudava bastante, lá cabem uns 80 carros. O espaço passou a ser ocupado com a tenda cultural, o cliente fica rodando em circulo procurando um lugar para estacionar e não encontra. Aminha dor é a mesma dos comerciantes. Os clientes passam querendo entrar e não podem parar porque não tem como estacionar. Até hoje nós não entendemos por que colocaram as placas se o trio só passa aos domingos, porque ficar impedidos de estacionar de segunda a sábado. Acho desnecessário”, salientou.

O aposentado Antônio Carlos Ramos, residente na Vila de Itapemirim aprecia muito a praia de Itaoca e aos domingos ele e família gostam de frequentar o balneário. “Fica difícil frequentar a praia, o pouco estacionamento que tinha eles colocaram placas, as ruas transversais sempre lotadas. É uma pena, o prefeito deveria repensar. O jeito é vir para Piúma onde favorece mais o turista”, comentou Carlos.

O que diz a Prefeitura

De acordo com a Secretaria de Defesa Social, a mudança visa maior mobilidade com fluidez do trânsito. As placas seguem a legislação federal, já que não existe regulamentação legal para proibição de estacionamento “apenas aos domingos”.

A sinalização atual proíbe o estacionamento, porém permite parada rápida para embarque e desembarque, o que dá acesso rápido e mobilidade aos moradores e turistas.

Para amenizar a situação de abastecimento destes comerciantes, serão instaladas imediatamente placas de carga e descarga.

Compartilhe nas redes sociais

2 Comentários

  • Tempos atrás cortaram as castanheira sem falar nada pior anoite ainda agora colocaram placa isso é um prefeito ou uma pessoa que não tem administração nenhuma essa é minha opinião porque proibiram carro de som porque trio elétrico pode o barulho é diferente o mesmo pau que dá em Pedro da em Paulo acho um absurdo

  • Mel disse:

    Chega o verão aqui esse povo quase morri por dinheiro não pode fazer nada que tem que reclamar difícil hein.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *