Dentista capixaba lança plataforma inédita e gratuita para pacientes com dor de cabeça e face

A ferramenta digital, já disponível na internet, oferece apoio aos pacientes de forma gratuita e descomplicada, não sendo obrigatório baixar qualquer aplicativo.

Entre 15 a 20% das mulheres brasileiras adultas sofrem de enxaqueca. Já os casos de dores de face e cabeça, como as que ocorrem no bruxismo, atingem 30% da população. A associação entre essas condições faz com que mais de 20% das mulheres em idade reprodutiva tenham dor de cabeça com frequência.

As dores crônicas exigem abordagens especiais, medicamentos específicos e que o paciente entenda e participe assertivamente do seu tratamento. Mas, se hoje a abordagem exige que o paciente seja mais ouvido, mais informado e muito motivado para aderir, por outro lado, a massificação da medicina, a impessoalidade e as exigências do mercado têm feito com que os tratamentos se restrinjam à consulta e essa se torne mais curta, objetiva e impessoal.

A chegada dos smartphones e a melhora da conexão digital estão provocando uma revolução no setor saúde completando e, até mesmo substituindo, a relação profissional de saúde x paciente em determinadas áreas. Com a pandemia de Covid-19 essa tendência explodiu. Dados ainda não fechados projetam um aumento de mais de 300% no uso de aplicativos de saúde aqui no Brasil. Só no Apple Store, em 2014, existiam 43.770 aplicativos da área e dados de 2019 apontavam que somente 30% dos médicos norte-americanos recomendam apps de saúde aos seus pacientes.

Juntando as pesquisas e a experiência clínica de mais de 15 anos tratando pacientes com dor de cabeça e face com as novas tendências de relação profissional x paciente, o especialista em dor orofacial, ortopedia dos maxilares e dor (uma especialidade médica que cuida da dor em geral), Eider Junior, criou o Alivionline, uma ferramenta digital de apoio aos pacientes com dores de cabeça e de face, gratuita e descomplicada, não sendo obrigatório baixar qualquer aplicativo.

A linha condutora do projeto está em forma de podcast, mas o Alivionline funciona como uma plataforma multimídia com os áudios como guia e os links nas descrições oferecendo outras mídias que complementam as orientações.

Produzido em capítulos, a cada episódio o paciente descobre os elementos do diagnóstico, os detalhes dos tratamentos e qual a necessária postura do profissional e do paciente para o sucesso do tratamento.

Ela é dirigida ao paciente com enxaqueca, cefaleia tensional e dores em face, principalmente aquelas originadas pelo bruxismo e disfunção temporomandibular, mas também ao profissional da saúde que pode não ter tempo e, talvez, recurso didático para oferecer aos pacientes que tenham essas condições.

Saiba mais:

•          Eider Junior é graduado em Odontologia e mestre em Ortodontia, especialista em dor Orofacial, ortopedia dos maxilares e dor, uma especialidade médica que cuida da dor em geral.

•          Como acessar (basta buscar na plataforma por alivionline ou) / Eu tenho Spotify -> https://open.spotify.com/show/59JFLHgQNYaL51U8BDQYUQ / / Eu NÃO tenho Spotify -> https://alivionline.simplecast.com/episodes / ou Castbox https://castbox.fm/podcasts/Alivionline-da-dor-de-cabe%C3%A7a-e-face?country=br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *