DELÍCIAS: Amiv apresenta os pratos do Botecando e do Festival Capixaba de Frutos do Mar em Iriri

Os eventos acontecem na Praça de Eventos, da Praia da Costa Azul, sendo que o primeiro será o Botecando Iriri, no fim de semana de 06 a 08 de outubro, em seguida, acontece o 25º Festival Capixaba de Frutos do Mar, de 11 a 15 de outubro. A entrada é gratuita.

O sol amanheceu lindo e a Praia da Areia Preta, em Iriri, um espetáculo, na manhã desta quarta-feira, 27. O Hotel Espadarte recebeu empresários da gastronomia, jornalistas, autoridades e a Associação de Moradores de Iriri – Amiv, juntamente com o gerente do Banestes de Anchieta, a assessoria de imprensa da Aderes, vereadores e o secretário de Governo da Capital da Moqueca Capixaba, Leonardo Abrantes.

Todos, literalmente de boca aberta diante de tantos pratos deliciosos que foram apresentados para os dois eventos que acontecem, seguidos em dois finais de semana no balneário. O Botecando de 06 a 08 e o Festival Capixaba de Frutos do Mar de Iriri, no fim de semana de 11 a 15.

Tudo perfeito, da decoração das mesas, aos pratos que variaram entre costelinha de porco ao molho barbecue a paella marinheira. Moquecas, risotos, varalzinho de camarão, feijoadinha de São Mateus, petiscos, bolinhos de costela, peixe assado, são muitas iguarias.

Segundo a presidente da Associação Amiv, Sirlene Ferreira, que organiza os eventos, o balneário de Iriri, está preparado para receber o público que gosta de uma bela praia e curte uma boa gastronomia regado a muita música. Quem for para o Botecando vai desfrutar da gastronomia de boteco, ao todo, serão 18 empreendimentos que vão servir desde o tradicional torresmo a até feijoada, passando pela porção de carne de sol com aipim. Além da cerveja artesanal gelada. Os valores começam a partir de R$ 10,00.

“O objetivo dos nossos eventos é fomentar o comércio local fazer e contribuir com a economia da região e movimentar o turismo no nosso balneário. Os festivais são opções de passeios para quem vem para o balneário, e isso acaba movimentando toda cadeia produtiva de Iriri, desde os hotéis, até padarias, supermercados, restaurantes, sorveterias, enfim, todos são beneficiados com o público.  É um evento para a família, então fica o convite para todos virem para Iriri nesses fins de semana”, convidou a presidente da Associação Iriri Vivo.

Ratificou o diretor da Amiv, o chefe Gilson Surrage que, com uma mega estrutura para o Festival montada pela Aderes, parceira do evento, é impossível trabalhar um fim de semana só. “Criamos Iriri Botecando, que, na verdade, é um Festival de Boteco, um esquenta para o grande Festival de Frutos do Mar. Vamos ter todos os dias aulas shows com chefes, eu vou fazer Feijoadinha de São Mateus, Susy Ferreira vai fazer Camarão que Delícia no domingo, a chefe Júlia vai fazer também um prato especial. O Iriri Botecando estará preparando para quarta, dia 11, a abertura oficial do Festival Capixaba de Frutos do Mar”, ressaltou Gilson.

Na abertura do Festival, o prefeito estará assinando a ordem de serviço para a construção da Praça de Eventos, oportunidade em que o governador do ES, Renato Casagrande e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos também estará marcando presença. Nunca é demais ressaltar que, Anchieta é a Capital da Moqueca e dos Frutos do Mar no Estado do Espírito Santo.  

Na sexta-feira (06), o Botecando abre a partir das 18h e segue até as 01h. No sábado (07) o evento será aberto ao público a partir das 17h, já no domingo (08), a abertura será às 11h e segue até as 17h. Sempre com apresentações de samba raiz e sertanejo.

No entanto, o Festival de Furtos do Mar, que acontece de 11 a 15, vai servir desde a tradicional moqueca capixaba até camarão na moranga e lagosta. As apresentações musicais foram pensadas para atender todos os gostos.

Para a Andréa Braga, diretora de eventos da Associação Iriri Vivo, a expectativa para os dois eventos é muito grande, pois iriri se tornou o reduto dos capixabas e mineiros que são atraídos pelas belas praias. Em que será comemorado o jubileu de prata do Festival de Frutos do mar. “Convidamos a todas a pessoas que vão curtir o balneário e prestigiar os eventos”.

Jubileu

Imaginem, 25 anos de Festival, 25 anos de passo a passo, e atualmente o Festival Capixaba de Frutos do Mar de Iriri comemora o seu jubileu. E quem está feliz demais é quem está desde a primeira edição conduzindo as aulas shows, cozinhando e servindo o que há de mais delicioso no evento, o chefe Gilson Surrage.

Muito satisfeito, com uma expectativa maravilhosa, destaca o chefe Gilson Surrage que fazer 25 anos dentro de casa não é para qualquer um.

“Quando a gente pensa em 25 anos, passa um filme na minha cabeça nestes anos todos, desta luta para chegar aonde a gente está, a gente chegou chegando mesmo, é muito difícil manter um evento initerruptamente, até na pandemia nós trabalhamos, fizemos online. Fazer 25anos é muita emoção. Não existe um chefe no estado, a frente de evento ano por ano fazendo o trabalho que eu faço, de pé a cabeça, não existe um chefe a frente de um evento deste que passa 80 a 100 mil pessoas, garantindo segurança fisiológica, nunca ninguém passa mal, com duas UTI’s paradas nas porta”, orgulhou-se Gilson Surrage.    

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *