Delegado vai pedir a prisão da pastora que mantinha o abrigo clandestino no Frade, em Itapemirim

A pastora que administrava abrigo falou com a jornalista pelo direct do Instagram, negou que ficava com os cartões dos idosos e diz que cuidava deles. O jornal abre espaço para a versão dela, mas ainda assim, o delegado disse que vai pedir a prisão dela, por abandono de incapaz.

O Delegado da Polícia Civil de Itapemirim, Dr. Djalma Pereira Lemos falou com exclusividade ao jornal Espírito Santo Notícias sobre o fechamento do abrigo clandestino, na localidade do Frade, interior de Itapemirim, na manhã desta quinta-feira, 23 de fevereiro. O delegado explicou que estará pedindo a prisão temporária da pastora Márcia Menegardo Zambre, responsável pelo abrigo. Márcia é a mesma mulher que administrava o abrigo fechado em Itaipava, no dia 19 de janeiro deste ano, na ocasião ela foi conduzida para a Delegacia de Itapemirim para prestar esclarecimentos sobre um outro abrigo que mantinha 11 internos, idosos, pessoas com dependências químicas, e deficientes intelectuais.

Confira a entrevista na íntegra com o delegado que responde pela 9° Regional em Itapemirim.

– Jornal: Doutor, até onde já foi identificado, tem relação com o caso de Itaipava?

_ Positivo, é lamentável que as pessoas não aprendam, não adianta viver em cima do sacrifício de outros, a situação aqui foi de “chocar”, as mesmas pessoas que estavam acomodadas em Itaipava, hoje voltaram a se estabelecer no local, cuidados pela mesma senhora. Realmente lamentável, nós iremos apurar a conduta dos familiares, é impossível que eles “debochem” da ação da Justiça.

– Jornal: Vocês já conseguiram encontrar algum responsável quando chegaram ao local? Ou encontraram somente os internos?

Infelizmente encontramos eles completamente abandonados, isso demonstra a falta de cuidado que eles deveriam ter e não estão tendo, e neste caso específico, as famílias são as principais responsáveis, e nós iremos tomar as providências judicialmente.

– Jornal: Por ter relação com o caso de Itaipava e encontrar os mesmos internos, tem outros indícios que são os mesmos responsáveis?

Positivo, está caracterizado que é a responsável pelo imóvel e o aluguel, inclusive já temos o depoimento de pessoas que confirmaram que ela retornou a cena do crime, ou seja, voltou a praticar os mesmos atos, e aproveitando da situação de incapacidade dos seus internos.

Jornal: Tem um médico acompanhando todo trabalho junto a Vigilância e a Polícia, este médico constatou que alguns tem problemas que precisam de atendimento médico.

Positivo, dois dos internos tem problemas psiquiátricos, necessitam de cuidados especiais, e a terceira interna precisa de cuidados por sua situação de saúde não ser adequada a permanecer no ambiente desta maneira.

Jornal: Além dos responsáveis pelo abrigo, as famílias também podem ser penalizadas por continuarem deixando os idosos a disposição dessas pessoas?

Com certeza! Iremos tratar com veemência está situação, isso é um desrespeito, porque esses pacientes já foram entregues as famílias, e eles devolveram, a situação que sabem ser ilegal e sem condições de um atendimento a uma pessoa carente.

– Jornal: Em que eles podem ser punidos agora? Prisão? Multa? Como vai ser para os responsáveis?

Nós temos o código penal abandono de incapaz, neste caso está plenamente caracterizado, as famílias agora não poderão dizer que não imaginavam que estavam colocando seus parentes em um local inadequado, eles sabem e querem se ver livres de seus entes queridos. É lamentável nós vermos isso em pleno século XXI, pessoas abandonando as pessoas que mais precisam de cuidado.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *