DEBATE DE ITAPEMIRIM: todos os quatro candidatos foram convidados

O Portal Espírito Santo Notícias vai realizar o segundo debate ao vivo nas suas plataformas digitais. Desta vem em Itapemirim, nesta quinta-feira, 12

Cimarinho Rufino é o candidato do PMB

O Portal Espírito Santo Notícias vai realizar amanhã, 12, o seu segundo debate ao vivo em suas plataformas digitais. Desta vez em Itapemirim. Até o momento três candidatos a prefeito confirmaram presença. Jucimario Rufino do PMB, Monica Quinta do PT e Thiago Peçanha Lopes.

A coligação NOSSO POVO NOSSA MISSÃO. UNIDOS POR UM ITAPEMIRIM MELHOR do candidato a prefeito Antônio da Rocha Sales entende a importância do debate, mas ainda não confirmou presença se responsabilizando nesta quarta-feira confirmar ou não.

Doutor Antônio Rocha é candidato do PP

O Debate será transmitido pela fanpage do jornal no Facebook e ainda pelo canal do Youtube. Está marcado para a 20h00, ocorrerá na Casa do Ernani em Itaipava/ Itapemirim. Entrada restrita ao candidato, o vice e mais três assessores diretos sendo um deles jurídico.  

Os candidatos a prefeito (a) Cimarinho Rufino do PMB, Doutor Antônio Rocha Sales, PP, Monica Quinha, PT e Thiago Peçanha, Republicanos foram, devidamente convidados a participarem do debate que será realizado em Itaipava.

O Jornal já informou ao Tribunal Regional Eleitoral (TER) e também deu ciência ao Cartório Eleitoral da 22ª Zona Eleitoral.

Os delegados das coligações receberam as regras do debate através do e-mail oficial do jornal Espirito Santo Notícias, sendo sugerido a todos que, caso não concordassem com as regras estabelecidas pela equipe do jornal poderiam sugerir alterações que seriam previamente analisadas. Entretanto, nenhuma coligação as questionou.

O jornal já disponibilizou e-mail aos eleitores de Itapemirim para que eles possam enviar suas perguntas aos candidatos com tema livre. A pergunta deve ser genérica para que os quatro candidatos possam responder, a pessoa deverá fazer apenas uma pergunta e se identificar com nome e endereço completo. A pergunta não deve ser direcionada a um candidato específico podendo ser enviada até as 18h00 desta quarta-feira, 11.

Thiago Peçanha é o candidato do Republicanos

A priori serão cinco blocos, cada candidato terá a oportunidade de se apresentar no primeiro bloco. Em seguida o segundo será de enfrentamento, onde um candidato pergunta para o outro, valendo apenas uma pergunta para cada candidato.

De acordo com a jornalista Luciana Maximo, responsável pelo Jornal, a ideia do debate é oportunizar aos eleitores de Itapemirim conhecerem todos os candidatos, bem como as suas propostas à cidade, além de propiciar análise individual de cada pretendente a Prefeitura. “O debate é uma ferramenta imprescindível no processo eleitoral, possibilita que os candidatos possam se mostrar a população, se estão preparados para o cargo que pleiteiam”, disse.

Mesmo o jornal não sendo emissora de TV e Rádio, fazendo uso apenas das suas redes sociais vai seguir à risca o que dispõe o Art. 44 e  a Lei nº 9.504/1997, art. 46, caput e § 4º) de acordo com a Resolução Nº 23.610, de 18 de dezembro de 2019.

Terão acesso também ao local, além dos assessores o delegado responsável pela Delegacia Regional de Itapemirim, Dr. Djalma Lemos, como convidado do jornal, jornalistas convidados pelo jornal também tem aceso livre, e algumas autoridades civis, além da equipe técnica de transmissão, apresentador, mediador, fotógrafos. “Não haverá privilégios, os candidatos conhecerão as perguntas no dia 12, eles devem conhecer mesmo as demandas da cidade, pois é para a cidade que estão pleiteando o cargo de gestor. E são muitos os desafios a serem enfrentados e solucionados. Quero agradecer aos delegados que receberam os ofícios”, frisou Luciana. 

Vale frisar que Luciana Maximo não será a apresentadora, nem mediadora do debate, estes profissionais não tem nenhuma ligação com o jornal e nem com os candidatos.   

Regras do debate

Regras do debate a ser promovido pelo Jornal Espírito Santo Notícias, no próximo dia 12, no Restaurante a Ilha, em Piúma.

O debate será realizado em quatro blocos, estruturados da seguinte forma:

1º BLOCO:

Apresentação dos candidatos, em 03 (dois) minutos para cada.

12 minutos

2º BLOCO:

Candidato pergunta para outro candidato com tema livre, obedecendo a seguinte ordem:

2.1 – 45 segundos para pergunta;

2.2 – 2 minutos (três) para resposta;

2.3 – 1 minuto para réplica; e

2.4 – 1 minuto para tréplica.

4.45 minutos X 4 = 18 minutos

3º BLOCO:

Perguntas realizadas pelo Jornal Espírito Santo Notícias com base no cenário atual que perpassa o município de Itapemirim obedecendo a seguinte ordem:

3.1 – 45 segundos para pergunta;

3.2 – 2 minutos (três) para resposta;

3.3 – 1 minuto para réplica; e

4.4 – 1 minuto para tréplica.

4.45 minutos X 4 = 18 minutos

4º BLOCO:

Perguntas enviadas pelo e-mail do jornal de leitores, obedecendo a seguinte ordem:

4.1 – 45 segundos para pergunta;

4.2 – 2 minutos (três) para resposta;

4.3 – 1 minuto para réplica; e

4.4 – 1 minuto para tréplica.

4.45 minutos X 4 = 18 minutos

5º BLOCO:

Para as Considerações Finais cada candidato terá o tempo de 02 (um) minuto.

Tempo: 8 minutos

Estimativa de tempo: 1h30

  • O debate terá a realização de sorteio para cada bloco, 1 hora antes do início com a presença dos delegados (as) de cada coligação.
  • Os representantes das coligações deverão chegar ao local com uma hora de antecedência, às 19h00 para realizarem o sorteio dos candidatos.
  • Será permitida a entrada apenas com credenciais, serão o candidato, o vice e mais três assessores, sendo um jurídico.
  • É proibida a entrada no local do debate de militantes, apoiadores, ficando restrito o acesso: equipe de decoração, equipe de transmissão, seguranças, garçons, jornalistas convidados, equipe de do jornal.
  • Todos deverão fazer uso de máscaras e levar.
  • O candidato ou o assessor com suspeita de Covid-19 providenciar laudo médico com exame, não será permitido a participação.
  • O candidato que fizer a pergunta terá direito de escolher qual candidato irá responder, sendo que, todos participarão com perguntas e respostas, apenas uma vez por bloco.
  • O debate tem previsão de duração entre 1h30min. a 2h00min.
  • O apresentador é radialista, reside e vota em outra cidade, Derik Ramos e a mediadora convidada do jornal, é a mestre em cerimônia Eliane Ferreira de Cachoeiro de Itapemirim, radialista e promoter de eventos.
  • O debate será transmitido pelo canal do Jornal Espírito Santo Notícias no YouTube, na Fanpage do Jornal Rádio, na Rádio Piúma FM e Rádio Banana virtual.
  • Caso haja ofensa a um dos candidatos haverá possibilidade do direito de resposta a ser analisado pela banca organizadora do debate. Ficando previamente ajustado o tempo de um minuto para o candidato ofendido para se defender das acusações. 
  • As regras foram elaboradas pelo jornal e baseadas no debate já realizado pelo jornal no último dia 06 com uma audiência superior a que se esperava. Ressaltando que não existe nenhuma lei especifica que norteie debates pela internet, ainda assim o jornal seguiu o que dispõe a Resolução n. 23.610/2019.
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *