CVV Comunidade Malas Prontas a caminho de Iconha

O CVV Comunidade esteve atuando na tragédia em Brumadinhos/ MG

Um grupo de aproximadamente 10 pessoas já está de malas prontas para Iconha e deverá percorrer os municípios mais atingidos pelas chuvas é o Centro de Valorização à Vida – CVV Comunidade Malas Prontas. São voluntários preparados que vão ao encontro das pessoas com necessidade de ajuda emocional e à locais em situações de riscos, ajudando-as a lidar com suas realidades cotidianas e inesperadas em qualquer lugar da comunidade.

Nesta quita-feira os coordenadores no ES, Jobson Freitas, Arlene Trevesan do Posto de Linhares e o vice coordenador do Posto CVV Vitória, Nilson Aliprandi chegam a Iconha para fazerem uma visita técnica.

O Jornal foi procurado através da Coordenação do CVV Comunidade no Espírito Santo Jobson Freitas que solicitou informações sobre a tragédia com as chuvas no Sul do Espírito Santo. Ela pediu os contatos da Defesa Civil e secretaria de Assistência Social de Iconha para estreitar a distância e articular a chegada do grupo a cidade.

O CVV atua no Brasil inteiro com apoio emocional e prevenção ao suicídio, seu foco principal. É um programa de apoio emocional mantido pelo Centro de Valorização da Vida.  Visa apoiar as pessoas com necessidade de ajuda emocional e em locais e situações de risco, ajudando-as a lidar com as realidades cotidianas e inesperadas em qualquer lugar da comunidade.

Entretanto, como Iconha foi muito afetada com a catástrofe o CVV Comunidade não está encontrando um lugar para se acomodar. O Jornal estará buscando em Piúma um ponto de apoio, onde eles possam pernoitar, pois durante o dia estarão atuando junto as famílias atingidas por esta tragédia.   

CVV COMUNIDADE

É um Serviço de apoio emocional para pessoas de qualquer sexo, idade, religião ou profissão, que vai ao encontro das pessoas com necessidade de ajuda emocional e à locais em situações de riscos, ajudando-as a lidar com suas realidades cotidianas e inesperadas em qualquer lugar da comunidade.

Porque foi criado

O CVV tem acumulado um arcabouço de conhecimentos que foram adquiridos ao longo de sua existência, mais de meio século, com a experiência prática de seus voluntários.

Durante esses anos, esses conhecimentos e experiências permaneceram confinados aos Postos CVV e para proveito do seu corpo de voluntários. “Hoje entendemos que não podemos manter esse nosso “tesouro” entre as quatro paredes da instituição. É preciso colocá-lo a disposição da sociedade para que o maior número possível de pessoas possa se enriquecer com ele, como uma luz que não aparece se colocada embaixo de uma mesa, mas que resplandece se colocada no alto. É por essa razão que o CVV Comunidade existe”, ressaltou Alvarenga.

Para atuar na cidade de Iconha será feito plantão de escuta oferecidas pelo CVV Comunidade, onde os voluntários forem solicitados para uma conversa particular onde a pessoa sente-se mobilizada em seus sentimentos e deseja desabafar, respeitando a conduta de acolhimento do CVV, com respeito e sigilo.

O Plantão de Escuta também é disponibilizado para ser realizado em instituições, escolas, asilos, presídios, hospitais, etc.

Atuaremos O MALAS PRONTAS

O CVV Comunidade Malas Prontas é mais um relevante trabalho do CVV e que, atuando nos bairros, instituições, eventos e situações de emergência como inundações, cumpre seu papel social, acolhendo e escutando as pessoas. Com planejamento e organização. Os voluntários disponíveis serão convidados a compor o grupo de ação. Este grupo atuará de acordo com a necessidade da localidade e dentro da disponibilidade de serviços do CVV Comunidade.

Prevenção ao suicídio

O CVV Comunidade disponibiliza diversas ferramentas para a sociedade:  Grupos de Apoio aos Sobrevivente de Suicídio (GASS), destinado a pessoas próximas de alguém que cometeu o suicídio e àquelas que tentaram o  suicídio;   Caminho de Renovação Contínua (CRC), para reflexão e troca de experiências; Cine-SER CVV, exibição de filmes com comentários e reflexões;  Curso Caminho de Valorização da Vida, no qual se busca o autoconhecimento por meio do compartilhamento de vivências do dia-a- dia, com dez encontros de duas horas cada; e Curso de Escutatória, que visa aprimorar as habilidades em ver, ouvir, falar e compreender, com foco no atendimento pessoal. Outras inúmeras atividades também fazem parte do CVV Comunidade, incluindo palestras sobre vários temas, Semana de Valorização da Vida, eventos na comunidade (Sipat, ações globais, etc).

Para acompanhar os próximos eventos e grupos já existentes, siga-nos em nossa página https://www.facebook.com/CVV-Comunidade-Brasil ou escreva para [email protected]

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *