Combate à hipertensão: Cuidados essenciais para uma vida saudável

A importância da prevenção e controle da hipertensão, uma condição silenciosa que afeta milhões de pessoas

A Unimed Sul Capixaba, por meio do Programa de Gestão de Doenças Crônicas, alerta a população sobre a hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta. Essa condição silenciosa, capaz de prejudicar o coração e outros órgãos vitais, atinge milhões de pessoas em todo o mundo.

O médico coordenador de Atenção Integral à Saúde, Luciano Valadão, destaca a importância da prevenção e controle da hipertensão, ressaltando que muitas vezes as pessoas podem ser hipertensas por anos sem apresentar sintomas.

Ele enfatiza a necessidade de aferir a pressão arterial regularmente, indicando que a calibração do aparelho utilizado e a capacitação do profissional são aspectos cruciais. “Aferir a pressão anualmente é uma questão importante. Além disso, deve ser feita nos dois braços e em mais de um dia para um diagnóstico preciso”, afirma Valadão.

O médico também aborda estratégias não medicamentosas para prevenir e controlar a hipertensão. Ele destaca a importância de melhorar a alimentação, reduzir o consumo de sódio e calorias, combater a obesidade e adotar uma dieta rica em vegetais e laticínios com poucas gorduras saturadas. “A atividade física regular, a avaliação de pacientes com apneia do sono e terapias de relaxamento são medidas eficazes no controle da pressão arterial”, ressalta.

O coordenador de Atenção Integral à Saúde da Unimed Sul Capixaba explica que a pressão arterial reflete a força que o coração faz para bombear o sangue pelo corpo, e um número elevado pode resultar em problemas cardíacos e circulatórios. “As consequências potenciais da hipertensão são cardiopatias, acidentes vasculares cerebrais, demência e insuficiência renal crônica. A pressão arterial influencia também no funcionamento dos rins, e ao longo de anos, a pessoa pode desenvolver insuficiência renal”, alerta o médico.

A Unimed Sul Capixaba, através de seu compromisso com a promoção da saúde, reforça a importância de hábitos saudáveis, como evitar o consumo de álcool e cigarro, mantendo uma vida equilibrada com boa alimentação e prática regular de atividades físicas. O objetivo é conscientizar a população sobre a relevância do controle da pressão arterial para uma vida mais saudável e prevenir complicações associadas à hipertensão.

Para melhor conforto, saúde e bem-estar dos clientes, a Unimed Sul Capixaba conta com o espaço Viver Bem, em Cachoeiro, com ambiente moderno e bem-preparado para atendê-los com rapidez, elevando a qualidade no atendimento, confiabilidade e conforto para a realização de exames. Este modelo de atendimento também é encontrado nas unidades de Castelo, Iconha e do Litoral.

Os agendamentos de consultas podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na recepção das Unidade de Atenção Integral à Saúde, por telefone (28) 2101 6255, via whatsapp (28) 2101-6255 (assistente virtual Isa), pelo aplicativo do cliente (APP Unimed), ou através do site (https://agendamento.unimedsulcapixaba.coop.br).

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *