Com foco em aumento de eficiência de processos, Banestes adota novo sistema de ERP

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) implementou e iniciou a operação do seu novo Sistema Integrado de Gestão (ERP). A ferramenta entrou em funcionamento oficialmente na virada do ano de 2023, num processo que envolveu cerca de 80 profissionais e funciona sem contratempos.

A implementação modernizou os sistemas administrativos de backoffice utilizados na companhia, facilitando a execução de diversos processos nas áreas de contabilidade, orçamento e custos, financeiro, patrimônio, compras, gestão de contratos, estoque/almoxarifado, entre outros.

Inicialmente, as principais áreas beneficiadas com a mudança são Contabilidade, Fiscal, Financeira, Patrimônio, Suprimentos e Controladoria do Banestes, além das subsidiárias Banestes Seguros, Banestes DTVM e Banestes Corretora. Além disso, existe a expectativa de, gradativamente, expandir a plataforma para outros setores.

O banco optou pela solução tecnológica SAP S/4HANA Cloud, a mais avançada versão da SAP, operando em ambiente de nuvem. Essa implementação, conduzida pela NTT DATA, abrange suporte técnico, treinamentos e gestão da transformação organizacional na instituição. Além disso, o projeto colaborativo envolve as diretorias de Administração (Dirad), Relações com Investidores e Finanças (Dirif), Riscos e Controle (Diric) e Tecnologia (Ditec).

O diretor-presidente do Banestes, Amarildo Casagrande, ressaltou que a movimentação dá continuidade ao trabalho de transformação tecnológica do banco: “A adoção de uma solução de ERP de mercado é fundamental para a evolução dos processos orçamentários, contábeis e financeiros, com foco em aumento de nosso índice de eficiência a partir de uma boa gestão das despesas administrativas”.

Já Ricardo Fachin, CEO da NTT DATA Business Solutions, afirmou que o projeto reforça o compromisso do Banestes com a inovação. “O setor financeiro, utiliza tecnologia de ponta para aumentar a eficiência e gerar valor para os acionistas e clientes. A NTT DATA é uma parceira estratégica do Banestes na realização deste projeto, que demonstra o empenho do banco em continuar investindo em tecnologia e inovação. Com a adoção do SAP S/4HANA, o Banestes fortalece a operação e estabelece as bases para acelerar o processo de transformação digital”, disse.

O diretor de Relações com Investidores e de Finanças do Banestes, Silvio Grillo, destacou que a implantação do novo ERP no Banestes trouxe importantes ganhos para o negócio, particularmente a redução de riscos operacionais e o ganho de eficiência. “Também, temos maior controle na gestão dos negócios, permitindo alavancar os resultados da companhia de forma sustentável”, frisou.

“Nossa equipe técnica trabalhou em colaboração estreita com as áreas de negócio do Banco e a NTT DATA para garantir uma transição suave na implantação do sistema, desde as configurações iniciais até o pós-implantação”, complementou o diretor de Tecnologia do Banestes, Vicente Lopes Duarte.

SAIBA MAIS

– Você sabe o que é ERP?  Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa. A partir das informações levantadas pelo software, é possível fazer diagnósticos aprofundados sobre as medidas necessárias para reduzir custos e aumentar a produtividade.

– Por que implementá-lo no Banestes? Basicamente, porque a integração proporcionada aumenta a efetividade, contribui para os negócios e facilita a comunicação entre os setores. Além da agilidade, oferece maior segurança de dados.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *