Clube reúne leitores e escritores capixabas em Venda Nova do Imigrante

A “Sociedade Epicureia: clube de leitura literária”, de Venda Nova do Imigrante, está com inscrições abertas para sua terceira edição. A iniciativa se trata de um projeto de extensão do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Fundado em 2019, o clube já debateu nove obras literárias e certificou mais de 70 participantes. A nova edição começa no próximo dia 07 de março (sábado), às 14 horas, no espaço da cantina do Ifes Venda Nova. Os encontros serão uma vez ao mês. Quem desejar participar pode se inscrever clicando aqui.

Em 2019, o clube reuniu leitores dos municípios de Venda Nova, Conceição do Castelo, Vargem Alta e Brejetuba. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o gosto pela leitura literária além de promover um encontro acolhedor e um diálogo descontraído. O professor e escritor Paulo Sodré participou de um dos encontros do clube, em que interagiu com os participantes sobre o seu livro “Uma leitura na chuva”. Nesse ano, está prevista a participação do escritor Francisco Grijó.

O professor e doutor em Literatura, Rafael do Carmo, que coordena o projeto, salienta os resultados obtidos. “O ganho real do projeto vem no que poderíamos chamar de acúmulo de capital cultural, educação da sensibilidade e crescimento humano de forma geral. Isso porque cada uma das obras lidas proporcionou ao grupo uma representação, dotada da sensibilidade artística, de temas caros às nossas experiências humanas e sociais, tais como as fronteiras entre a razão e a loucura, o poder destrutivo da cobiça e dos ciúmes, os estereótipos associados ao masculino e ao feminino, homoafetividade, violência e segurança pública etc., tudo isso num clima amigável de troca de experiências e pontos de vista”, conta Rafael.

Ainda segundo o coordenador, o projeto proporciona um encontro de gerações em torno da leitura. “Temos aprendido, com nosso clube de leitura, os grandes benefícios advindos da leitura socializada e temos visto o quanto esta pode ser uma prática agregadora, potencializando inclusive o encontro e o diálogo entre diferentes gerações (entre os participantes da Sociedade Epicureia há quem não tenha duas décadas completas de vida, lado a lado com os que têm três, quatro, cinco…)”, completa.

Um dos participantes, o universitário Ozeias Real, mora em Conceição do Castelo e gasta cerca de 1h30 de sua casa até o clube, mas a satisfação de participar do projeto torna a distância um mero detalhe. “Para mim, as tardes de sábado, dedicadas aos debates, se tornaram divertidas e interessantes. De pequenos leitores até os mais ávidos por leitura, o clube é um lugar onde a imaginação se faz presente. Onde ler é uma paixão comum. Um clube de leitura bem pertinho de casa é massa! Contribui muito para mim”, relata Ozeias.

Após a leitura prévia da obra escolhida, os membros do clube se reúnem e trocam suas experiências e impressões sobre o livro. O momento ocorre em formato de café literário, proporcionando um ambiente leve, descontraído e de integração. Nesta edição, o primeiro livro a ser discutido será “Vamos aquecer o sol”, de José Mauro de Vasconcelos. As demais obras englobam literatura capixaba, brasileira e estrangeira.

Ao final do projeto, os participantes receberão o certificado.

Confira as obras que serão lidas da terceira edição da Sociedade Epicureia:

  • “Vamos aquecer o sol”, de José Mauro de Vasconcelos;
  • “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury;
  • “Fama Volat”, de Francisco Grijó;
  • “A hora da estrela”, de Clarice Lispector;
  • “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Márquez.
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *