Cheiro de chocolate no ar | Empreendedores começam a se preparar para a Páscoa

O carnaval mal acabou e a gente já começa a sentir um cheirinho de chocolate no ar! É que o início da quaresma também marca o começo das produções dos ovos de Páscoa e outros produtos associados à data.

No Espírito Santo, mais de 8 mil empreendedores atuam na fabricação de produtos derivados do cacau, na confeitaria e na comercialização de doces, balas e bombons. A Monique Monteiro faz parte desse time de empreendedores. Desde 2017, ela trabalha com confeitaria e aproveita a data para ampliar o cardápio com ovos de Páscoa e barrinhas de chocolate.

“Inicialmente eu me dedicava mais à produção de bolos e cursos específicos na área de confeitaria. Hoje já tenho outros produtos no cardápio: sobremesas, brigadeiros, bombons e chocolates. Costumo dizer que a Páscoa é uma demanda infinita! Todo ano aumento a produção e sempre vendo mais, e ainda falta! É a época que mais vendo no ano”, destaca a empreendedora.

Formada em gastronomia, os doces se tornaram uma paixão na vida da Monique e, além de produzir, ela também se divide em outra função: ensinar quem deseja se especializar na confeitaria.  

“É um desafio fazer os dois. Minha demanda de cursos cresceu bastante com meu ateliê e já tenho sentido a necessidade de mais ajuda na produção das encomendas. Acho que essa será a tendência: eu me envolver mais com as aulas e com a gestão do negócio e terceirizar mais a produção. Mas ainda permaneço me dividindo por enquanto”, destaca Monique.

No Ateliê By Monique Monteiro, que fica em Vitória, já está tudo organizado para a produção de Páscoa: materiais comprados e receitas testadas. Agora, é só colocar a mão na massa.

“Faço todo planejamento de estoque de embalagens e produtos agora, porque muita coisa eu preciso comprar pela internet, em outros Estados, depende de correios etc. E também porque sempre quero trazer novidades, então já é preciso pensar no cardápio e fazer testes. Um mês antes da Páscoa já precisa estar tudo certo”, conta Monique.

A analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Andrea Gama, lembra que este período é o mais lucrativo para quem vende chocolates e doces e alerta que a organização é de extrema importância para que as coisas saiam conforme planejado.

“Muitas vezes o empreendedor se perde entre tantas funções: organizar cardápio, produzir, fazer a gestão do negócio e do marketing digital, entre outros. Por isso, é importante o planejamento das ações para ganhar tempo e obter resultados positivos. O Sebrae/ES está oferecendo uma série de capacitações e ferramentas que podem ajudar o empreendedor a se organizar melhor e ter mais eficiência no negócio”, explica Andrea.

Quem precisa de orientação para organizar o negócio e aproveitar as oportunidades que surgem no mercado pode encontrar as soluções no site: https://cliente.sebraees.com.br/geral.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *