Casa de Bamba recebe o espetáculo “Casa Cabaré”, do Rio de Janeiro

Esqueça tudo o que você acha que sabe sobre cabaré. Nesta quinta (14) e sexta-feira (15), às 20h30, a Casa de Bamba, no centro de Vitória, recebe o espetáculo “Casa Cabaré”, que é sucesso no Rio de Janeiro e agora chega ao Espírito Santo. Em cena, seis artistas apresentam números de dança, música e comédia para entreter e, ao mesmo tempo, provocar reflexões sobre temas atuais que impactam a sociedade.

Espetáculos de cabaré são uma verdadeira tendência nacional, onde neste momento existem diversos trabalhos do gênero em cartaz. E este gênero vem ganhando cada vez mais adeptos, como os grupos Tá na Rua, com o “Ópera das Malandras – Cabaré in concert”, e o grupo Galpão, com “Cabaré Coragem”.

“Iniciamos nossa pesquisa estudando o cabaré moderno, surgido na França, e que depois foi se expandindo pela Europa, chegando com força na Alemanha e até no Brasil, com suas variáveis como o Teatro de Revista. Desde que esse tipo de entretenimento surgiu, o cabaré tem sido um espaço que os artistas e pessoas marginalizadas buscam para expressar suas realidades e contestar padrões e valores vigentes”, conta a diretora do Casa Cabaré, Andrea Cevidanes.

Afinal, o que é um Cabaré?

No Brasil, falar em cabaré geralmente faz com que as pessoas associem a um lugar em que os frequentadores estão em busca de bebida e prostituição. Porém, isso vem mudando ao longo dos tempos. “Dentro do que se entende como teatro contemporâneo, multiplicaram-se as formas de linguagem e, nesse contexto, o cabaré começou a ganhar importância e a ser reconhecido pela academia e pela crítica. Hoje, fala-se em cabareturgia, que a grosso modo seria a dramaturgia do cabaré, e também são utilizados termos como cabaretas, para designar os artistas de cabaré”, pontua Andrea.

É muito comum ver filmes ambientados em cabarés, como Moulin Rouge e o próprio Cabaret, de Liza Minelli. Já o “Casa Cabaré”, ao invés de contar uma história que se passa neste local, busca criar um autêntico cabaré. “Isso significa que ao invés de uma dramaturgia tradicional, com início, meio e fim, clímax, protagonistas e antagonistas, o que será apresentado é um verdadeiro espetáculo de cabaré. Uma sequência de números, interligados ou não, que se conectam através de temas relacionados à questões sociais e são organizados em um programa de atrações”, acrescenta Andrea Cevidanes.

Em relação ao Casa Cabaré, chama atenção ainda o fato de que existem dois capixabas entre os cabaretas do elenco, os atores Thiago Emanuel e Lays Mattos. “Voltar ao Espírito Santo é sempre motivo de muita alegria. E poder trazer esse espetáculo, que representa um gênero em ascensão, é uma oportunidade de fazer com que os capixabas tenham contato com um tipo de trabalho bem diferente do que estão habituados. O fato de ser realizado na Casa de Bamba tem também a vantagem de que o público poderá se deliciar com as comidas e as bebidas da casa, ao longo do espetáculo”, pondera Lays.

Portanto, prepare-se para duas noites de muita arte, teatro e diversão, tudo isso regado a cerveja e as delícias que compõem o cardápio da Casa de Bamba. E outro detalhe, os números que serão apresentados em cada dia são diferentes. Ou seja, é possível assistir na quinta e voltar na sexta para assistir quadros ineditos.

Serviço:

Peça “Casa Cabaré”

Quando: 14 e 15 de dezembro – quinta e sexta-feira

Onde: Casa de Bamba – Rua Gama Rosa, 154, Centro – Vitória

Horário: 20h30

Ingressos Promocionais: R$30 até 12/12, através do pix [email protected]. A confirmação da compra está sujeita ao envio do comprovante de pagamento para o mesmo e-mail do pix. 

Ingressos bilheteria: R$ 35

O espaço está sujeito a lotação.

Mais informações: [email protected]

Elenco: Andrea Cevidanes, Iuri Vieira, Lays Mattos, Nara Takimoto, Rubia Vieira e Thiago Emanuel 

Direção: Andrea Cevidanes

Link: https://www.youtube.com/watch?v=gQZFMQEuLtQ

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO GERAL

Andrea Cevidanes

DIREÇÃO MUSICAL

Nara Takimoto

DRAMATURGIA E FIGURINOS

Coletivos

CENÁRIO e AMBIENTAÇÃO

Andrea Cevidanes 

Rubia Vieira

ILUMINAÇÃO

Rubia Vieira

ARTISTAS

Andrea Cevidanes

Iuri Vieira 

Lays Mattos 

Nara Takimoto

Rubia Vieira

Thiago Emanuel 

PRODUÇÃO

Cia Teatro Porão

PRODUÇÃO LOCAL

Sara Vieira e

Lays Mattos 

APOIO

Casa de Bamba

Fotos: Gaya

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *