Carnaval de Cachoeiro foi marcado pela segurança e variedade de atrações

Público expressivo conferiu o desfile de blocos, na segunda-feira (4)

 

Quatro dias com muita diversão, valorização das tradições carnavalescas e segurança para as famílias cachoeirenses. Assim a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro (Semcult) resume o Carnaval deste ano na cidade, realizado entre sábado (2) e terça-feira (5), na Praça de Fátima, Centro.

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, um dos maiores destaques foi o retorno do desfile dos blocos carnavalescos, que aconteceu na segunda (4), no percurso – em meia pista – da avenida Beira Rio, em frente à Praça de Fátima, até a entrada da rua Pedro Dias, próxima à ponte de pedestres Governador João Bley.

Participaram as agremiações Vem Quem Quer, com o enredo “Mãe Natureza”, e Independentes do Aquidabã, com o tema “História de Pescador – acredite se quiser”. Ambas foram selecionadas via edital de chamamento público da Semcult.

“Os dois lados da pista estavam completamente lotados de pessoas que assistiram ao desfile, que foi resgatado após conseguirmos resolver suas pendências burocráticas. Os blocos apresentaram figurinos lindos e bem-feitos”, ressalta Fernanda.

Outra atração bastante prestigiada, de acordo com a secretária de Cultura e Turismo, foi o Concurso de Fantasia, no domingo (3). “Literalmente, o Circo da Cultura ficou ‘pequeno’, tamanha foi a adesão do público. As fantasias eram de altíssimo nível”, elogia.

No quesito Luxo, ficou em 1º lugar Jorge Luiz Rodrigues da Silva (“Príncipe da Fé”); em 2º, Marcos Vinícius Figueira Silva Medeiros (“Encantos e Magia do Carnaval”); e em 3º, Cerli de Oliveira Ferreira (“No Encanto das Águas, Surge o Esplendor da Vida”). Já na categoria Originalidade, venceu Luiz Fernando Martins de Oliveira (“A Arte de Reciclar para o Luxo”). O vice-campeão foi Maurício Andrade de Souza (“Mendigo”).

Fernanda Martins chama a atenção, ainda, para a grande quantidade de crianças presentes nas matinês temáticas “Reino Encantado”, “O Circo” e “Mundo das Fantasias”, que aconteceram de domingo à terça, ao som da Orquestra Carnavalesca Chôro S/A e da banda Alegria Alegria; e de pessoas de todas as idades que se divertiram, nesses mesmos dias, com os bonecões Zé Nogueira, Sérgio Sampaio, Babiana e Vela Acesa, elementos tradicionais retomados para a festa deste ano.

“Esses atrativos foram muito bem acolhidos. As pessoas ficaram muito satisfeitas com esse retorno dos bons tempos. Era bonito ver adultos levando bebês fantasiados e os pequenos brincando com os cosplayers de Pirata, Cinderela, Palhaço, Princesa Medieval e Homem de Ferro”, acrescenta.

Ela aproveita para destacar a animação que tomou conta da eleição do Rei Momo deste ano, Jefferson Vieira Neves, e da Rainha do Carnaval, Lorena Leylayne Miranda Mendes, além do Concurso de Marchinhas Prêmio “Raul Sampaio Cocco”, que premiou a canção “Pindorama: País das Bolsas”, de Ludymilla O. Paineiras e José Paineiras; e nos 2º e 3º lugares, respectivamente, as composições “Meu Pão Endureceu”, de Cacá do Samba, e “O Sol Daqui”, de Rudson Costa.

A secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro salienta, ainda, o clima de descontração e tranquilidade nos shows musicais do Projeto Feijoada, da Banda Auge, da bateria carnavalesca Malícia do Samba e do Beto Kauê

“Todos os dias do Carnaval na Praça de Fátima foram calmos. A diversão dos visitantes foi garantida graças ao esquema de segurança especial da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, que contou com apoio da Guarda Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e de equipes de segurança privada. Não foi registrada nenhuma ocorrência”, finaliza.

Moradora do bairro São Luiz Gonzaga, Cleidilane Santos esteve na Praça de Fátima e aprovou a festa. “O clima estava muito legal. Além disso, eu me senti muito tranquila com o esquema de segurança”, comenta.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*