Campanha nacional de vacinação contra poliomielite é prorrogada até o fim de novembro

A campanha nacional contra poliomielite, que terminaria nesta sexta-feira (30), foi prorrogada até o dia 27 de novembro com intuito de atingir maior cobertura vacinal do público-alvo.

Em Cachoeiro, já foram vacinadas mais de 4 mil crianças de até 5 anos, grupo alvo da campanha. A meta é imunizar 95% desse grupo, totalizando 10 mil crianças.

Dependendo do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose ou reforço extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

Já a campanha nacional de multivacinação termina nesta sexta (30). O público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, para atualizar o cartão de vacinação.

Para receber a imunização, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima que tenha sala de vacinação, levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacinação.

Poliomielite

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

Sarampo

A campanha nacional para dose extra do sarampo, recomendada pelo Ministério da Saúde, também foi prorrogada até o dia 27 de novembro para pessoas de 20 a 49 anos, que vacinaram antes do dia 29 de março deste ano, em virtude dos surtos da doença registrados no Brasil e no exterior em 2019.
A população de 20 a 29 anos deverá receber a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola; as pessoas de 30 a 49 anos, a dupla viral, que imuniza contra sarampo e rubéola.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reforça a importância da imunização pois o Espírito Santo faz divisa com Rio de Janeiro e tem rotas comerciais com São Paulo, estados que estão entre os que concentram a maioria dos casos no país.

Vacinação durante a semana

A sala de vacinação do Centro Municipal de Saúde “Bolívar de Abreu” funcionará, até esta sexta-feira (30), com horário estendido, das 7h às 19h.

De segunda a sexta-feira, as UBS funcionam de 8h às 16h. Já as UBS que não possuem sala de vacinas ofertam o serviço de vacinação uma vez por semana, das 9h às 15h. São elas: Parque Laranjeiras e Agostinho Simonato, às terças-feiras; Nossa Senhora da Penha, às quartas; e Vila Rica e Recanto, às sextas-feiras.

Confira a lista das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h:

Centro Municipal de Saúde “Bolívar de Abreu”
Aquidaban
Aeroporto
IBC
Novo Parque
Abelardo Machado
Gilson Carone
Village da Luz
Amaral
União
São Luiz Gonzaga
BNH de baixo
BNH de cima
Zumbi
Paraíso
Coramara
Nossa Senhora Aparecida
Valão

Interior

Soturno
Burarama
Pacotuba
Córrego dos Monos
Itaoca
Conduru

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *