CÂMARA DE ANCHIETA: uma tonelada de açúcar para servidores em home office

A Câmara Municipal de Anchieta, mesmo neste momento de pandemia tem um cafezinho a disposição para o contribuinte, justificou a nota

A Câmara de Anchieta comprou uma tonelada de açúcar Cristal e chamou atenção dos internautas que estavam assistindo a sessão online desta terça-feira (15). O Presidente da Casa, Cleber Pombo foi surpreendido por vereadores que questionaram uma recém compra, uma vez que, a maioria dos servidores estão trabalhando em home office.  

O clima ficou tenso na sessão que foi transmitida ao vivo pela internet, quando o vereador Professor Robinho disparou em desfavor do então presidente questionando a aquisição de 01 tonelada de açúcar, gerando muitas quantidades de porquês, visto que desde início do ano cerca de 80% dos servidores estão em Home Office devido a pandemia do Covid-19 e o início do recesso da Casa Legislativa. “Nós acreditamos que isso é uma aberração, é algo que não tem uma sintonia que merece. Que o senhor, até o final desta sessão possa explicar a cada vereador e cidadão, porque comprar uma tonelada de açúcar. Qual é o objetivo? Está na validade? A Casa está funcionando com todos servidores? Será que este açúcar não vencerá? Eu não consigo entender como o senhor no final de sua gestão tem uma atitude desta”, disparou o vereador Professor Robinho.

Ainda na discussão, quando o presidente tentou justificar colocando o almoxarifado da Casa Legislativa para explicar a compra, o clima esquentou mais ainda com a entrada do vereador Geovane Meneguelle que deu prazo para uma explicação oficial do Presidente Cleber Pombo.

“Algo muito sério. A Câmara não está funcionando, não temos funcionários trabalhando, café o senhor já cortou há muito tempo nos gabinetes, não a necessidade de se comprar açúcar e agora acontece a compra de 01 tonelada? Gostaria que o senhor de forma oficial pudesse explicar na Sessão Extraordinária desta da sexta-feira (18) porque senão, esta Sessão Extraordinária vai tomar outro rumo. É muito grave o que o vereador Professor Robinho trouxe para o plenário”, disparou o vereador Geovane Meneguelle.

O Presidente afirmou ao vivo que explicará na próxima Sessão Extraordinária desta sexta-feira (18) a compra de 01 tonelada de açúcar para a Câmara de Anchieta.

Convém lembrar que a Câmara de Anchieta mantém nos quadros os mesmos 99 assessores, já que, para cada um dos 11 vereadores nove destes profissionais são disponibilizados chegando a 180 funcionários e edis.

 O que diz o presidente

A Reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Câmara de Anchieta para que o presidente Cleber Pombo explique a compra destes 200 pacotes de 5kg açúcar.

“Através do portal da transparência é possível perceber que a compra em 2018 foi de 250 pacotes de 5 kg de açúcar (ou seja 1.250kg) que teve validade por 24 meses. Sendo informado pelo setor de almoxarifado (servidor de carreira) itens para compor a requisição que foi iniciada em 31/10/2019 (antes da pandemia) através do processo 795/2019 com pedido inicial de 240 pacotes que foi reduzido para 200 pacotes de 5kg. Cabe informar que os processos na administração pública passam por vários setores com pareceres jurídicos, contábeis, de setor de contratação, sendo todos estes setores atendidos por servidores efetivos com autonomia funcional.  A validade do açúcar é de 24 meses, isto é, vence em agosto de 2022.

A Câmara Municipal de Anchieta, mesmo neste momento de pandemia tem um cafezinho a disposição para o contribuinte, a média de gastos é cerca de 15 pacotes por mês podendo chegar a 30 em pleno funcionamento, sem as restrições do COVID 19. Portanto em sete meses o estoque pode ser encerrado, muito antes dos dois anos de validade.

A compra do açúcar foi de R$11,49 o pacote de 5kg, adquirido no comércio local por fornecedor idôneo Legufruti Comercial (Mult Show Anchieta), que ainda cedeu gratuitamente o “palete” para acondicionamento do produto. O valor total da compra foi de R$2.298,00”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *