Publicidade

BRK antecipa meta de diversidade e alcança 43% de cargos de liderança ocupados por pessoas negras

Novembro, mês em que se comemorou o Dia da Consciência Negra, foi encerrado pela BRK com mais um motivo para comemorar. Uma das principais empresas privadas de saneamento básico do país, com atuação em Cachoeiro de Itapemirim e em mais de 100 municípios brasileiros, a BRK antecipou suas metas de diversidade, que estavam projetadas para 2025.

Em 2023, até novembro, a empresa alcançou 43% de cargos de liderança ocupados por pessoas autodeclaradas negras; a meta era alcançar 40% até 2025. Na BRK, hoje, 59% dos funcionários se autodeclaram pretos ou pardos, e 64% dos estagiários se autodeclaram pretos ou pardos.

Com o objetivo de estimular a diversidade e inclusão, nos últimos anos a concessionária investiu em uma série de iniciativas para treinar e desenvolver suas equipes e atrair novos talentos. Uma delas é o Programa de Aceleração de Mulheres Negraspara ampliar o número de mulheres negras em cargos de liderança. Em três anos, o programa contou com a participação de 62 funcionários.

Outra iniciativa de destaque é o Treinamento de viés inconsciente direcionado às lideranças da empresa, com o objetivo de mostrar como não agir baseado em preferências ou atributos específicos – mesmo que de forma não intencional. Foram 11 turmas, com 156 participantes, entre diretores e gerentes. O tema vieses inconscientes também está disponível para todos os funcionários em uma plataforma interna de treinamentos.

“Sentimos que a empresa tem um olhar especial e um compromisso verdadeiro com a diversidade e a inclusão, que estão sendo trabalhadas no nosso dia a dia. Como liderança negra, me sinto motivado e percebo a BRK aberta e empenhada no nosso desenvolvimento. Os programas e treinamentos abrem novas possibilidades profissionais para o futuro e nos fortalecem como pessoas”, afirma Willian Rezende Rangel, encarregado de operações de água e esgoto na BRK em Cachoeiro de Itapemirim.

Sobre a BRK 

A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil, presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. Mais de 100 cidades já contam com os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a BRK conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à empresa uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.

Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *