BRK Ambiental reforça importância dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue

O mosquito da dengue se reproduz em água parada, tanto limpa quanto suja. E é exatamente essa propagação que a população pode ajudar a evitar, ao cuidar para que não haja focos em casa, no trabalho ou no bairro, principalmente agora no verão, quando a temperatura e as chuvas aumentam. 

Entre as recomendações, está fazer a vedação correta e a limpeza periódica da caixa d’água, tirar a água dos pratos dos vasos de plantas, manter garrafas com a boca para baixo, deixar as lixeiras sempre fechadas e limpar ralos e canaletas. “São atitudes que ajudam a impedir a proliferação do Aedes aegypti, responsável não só pela dengue, mas também pela transmissão de doenças como chikungunya e zika”, ressalta a responsável pela área de Saúde da BRK Ambiental, Dayana Braga.

A concessionária faz um trabalho constante de conscientização, uma vez que a prevenção à dengue passa pelas boas práticas de saneamento básico. “Hoje, já se sabe que o mosquito da dengue também se desenvolve em água suja. Por isso, o saneamento é fundamental. Sem serviço de coleta e tratamento do esgoto, as chances de as cidades terem surtos da doença são maiores, pela velocidade de reprodução do mosquito”, explica Dayana.

De acordo com o responsável pela área de Meio Ambiente da BRK, Paulo Breda, a mesma preocupação existe em torno da água potável. Se não houver cuidado com o seu armazenamento, há grande risco de a caixa d’água contribuir para a existência de possíveis focos do mosquito. “Por isso, é importante limpá-la e mantê-la vedada. A recomendação é higienizar o reservatório a cada seis meses. Entendemos como necessária a existência de uma responsabilidade compartilhada para contribuir com a redução dos casos de dengue. Cada um precisa fazer a sua parte”, afirma.

Dicas para prevenir a dengue:

– Tampe corretamente e higienize a caixa d’água a cada seis meses.

– Mantenha as calhas sempre limpas.

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.

– Mantenha lixeiras bem tampadas.

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.

– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem.

– Limpe ralos e canaletas externas.

– Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água.

No site www.busqueporprevencao.com.br, uma campanha da BRK Ambiental, você encontra mais informações sobre como prevenir a doença em casa e na vizinhança.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *