Banda Sinfônica Vale Música faz concerto em homenagem às mulheres no samba

Idealizado pelo maestro Eduardo Lucas, espetáculo “Samba D’Elas” será apresentado nesta quinta (07), no Teatro Universitário, com a participação de quatro cantoras capixabas

Uma homenagem a mulheres que marcaram época na história do samba: esta é a proposta do concerto “Samba D’Elas”, que será apresentado pela Banda Sinfônica Vale Música nesta quinta-feira, 07 de dezembro, às 20h, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
Com regência de Eduardo Lucas e Ludhymila Bruzzi, o grupo irá executar sucessos de Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra, Alcione e Dona Edith do Prato, em formato sinfônico, com participação das cantoras convidadas Elaine Augusta, Sol Pessoa, Brenda Mozer e Lorena Dalvi.
 O concerto “Samba D’Elas” tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo.
 Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Banda Sinfônica Vale Música é composta por cerca de 50 alunos e conta no currículo com diversas apresentações de peso, como os espetáculos em homenagem a Elis Regina, Tim Maia, Djavan, e o concerto em homenagem ao centenário do samba, em 2017.


Representatividade
 Idealizador do concerto “Samba D’Elas”, o maestro Eduardo Lucas conta que o espetáculo surgiu a partir de uma reflexão sobre a representatividade feminina na construção do samba e da estética musical brasileira. “A presença das mulheres negras é marcante na historiografia da MPB. Pioneiras como Tia Ciata foram responsáveis pela preservação desse gênero e por cuidar dos fazedores de cultura de sua época”, afirma o maestro, referindo-se à mãe de santo e sambista Hilária Batista de Almeida, considerada uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca no início do século XX.
Dentro dessa proposta, o concerto revisita sucessos de cantoras e compositoras que deixaram uma marca indelével na história do samba. “As homenageadas têm um papel muito importante para a sociedade brasileira porque elas são referência para as gerações que as precederam e também para as gerações posteriores. Quando falamos em Ivone Lara, Beth Carvalho, Leci Brandão, Alcione nos referimos a mulheres que, mais do que reprodutoras de um gênero musical, foram criadoras e tiveram importância enorme na sua difusão”, observa.


Memória afetiva
A seleção de repertório contempla sambas que estão presentes na memória afetiva do público, como “Alguém me Avisou”, de Dona Ivone Lara; “Vou Festejar” (Jorge Aragão/Dida/Neoci Dias), imortalizada na voz de Beth Carvalho; e “Marinheiro Só”, samba de roda de domínio público gravado por Edith do Prato, que se tornou célebre ao extrair sons de percussão utilizando uma faca e um prato como instrumentos.
A intenção, segundo o maestro, é contar com a participação do público cantando junto com as cantoras convidadas. Elaine Augusta, Sol Pessoa, Brenda Mozer e Lorena Dalvi se destacam no cenário musical do Espírito Santo e bebem na fonte do samba em suas respectivas carreiras. “Procuramos unir cantoras que já estão cantando o samba tradicional há algum tempo e uma nova geração que está em início de carreira”, comenta o maestro.


Desafio
Musicalmente, o regente considera este concerto um desafio para os alunos da Banda Sinfônica Vale Música, devido à riqueza rítmica do samba e à adaptação de um ritmo essencialmente popular para o formato sinfônico. “Para os alunos, executar gêneros como o jazz e a música clássica é mais acessível porque são escolas que já tiveram seu estudo sistematizado em livros. No caso da música brasileira é diferente. É necessário estar no meio, ter uma interação etnográfica, aprender com os mais velhos para assimilar a sua essência. É o que estamos propondo e o que iremos alcança r com esta apresentação”, pontua.

  • PROGRAME-SE:

 

Concerto Samba D’Elas

Banda Sinfônica Vale Música

Regência: Eduardo Lucas e Ludhymila Bruzzi

Participação especial: Elaine Augusta, Sol Pessoa, Brenda Mozer e Lorena Dalvi
Data: 07 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 20h

Local: Teatro Universitário- Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes),Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória, ES, 29.075-910

Entrada franca: retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 19h

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura

  • REPERTÓRIO:

Lorena Dalvi

  • Marinheiro só – Edith do Prato
  • Sorriso aberto – Jovelina Pérola Negra
  • Bagaço da laranja – Jovelina Pérola Negra 

Elaine Augusta

  • Alguém me Avisou – Dona Ivone Lara
  • Acreditar – Dona Ivone Lara 
  • Sorriso Negro – Dona Ivone Lara 
  • Sonho meu – Dona Ivone Lara

Brenda Mozer

  • Canta, Canta Minha Gente – Leci Brandão
  • Zé do Caroço – Leci Brandão
  • Vou Festejar – Beth Carvalho

Sol Pessoa

  • O mundo é um moinho – Beth Carvalho
  • Não deixe o samba morrer – Alcione
  • Meu Ébano – Alcione 
  • Gostoso Veneno – Alcione

Arranjos:
Daniela Spielmann (RJ)
Gaia Wilmer (RJ)
 Aline Gonçalves (RJ)
Patrícia de Souza (ES)
Gilson Santos (RJ)

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA:
Desde o início dos anos 2000 a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, a empresa criou o Programa Vale Música, uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta pelos projetos musicais dos quatro estados e as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de 1.000 estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Pa ulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória. O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vit& oacute;ria e demais regiões do país. Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *