Aulas de campo reforçam aprendizado de alunos da Rede Pública Estadual
Atividades de campo realizadas por escolas da Rede Estadual têm favorecido a aprendizagem em diferentes escolas. Uma delas é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Saturnino Rangel Mauro, de Cariacica, por meio do projeto “Conhecer para pertencer”, que promoveu um passeio para os estudantes à Reserva Biológica Duas Bocas, também no município.
O objetivo o projeto é trabalhar a valorização do patrimônio cultural
e natural do município. O projeto envolve disciplinas das áreas de
Ciências Humanas (História, Geografia e Sociologia); Ciências da
Natureza (Biologia e Química) e Linguagens e Códigos (Arte).
A
visitação foi acompanhada pelos professores de História, Bruno Fiorot;
de Química, Carla Aguiar; e de Biologia, Leonardo Paes. Os funcionários
da reserva guiaram todo o passeio, que incluiu uma trilha de cerca de um
quilometro dentro da mata. Ao longo do trajeto, os alunos foram
instruídos a respeito de espécies nativas da Mata Atlântica e da
história da reserva.
“Ao tornar o patrimônio local tema das
aulas, o projeto possibilita ao aluno mais chances de compreender as
relações sociais, econômicas e outros aspectos específicos da
coletividade na qual está inserido. Dessa forma, o estudo do patrimônio
cultural do município pode ter um papel importante na construção da
identidade do educando”, disse o professor Bruno Fiorot.
Agroecologia e Zoologia na aula de campo
Já
na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor
Hermann Berger, de Santa Maria de Jetibá, os conteúdos de agroecologia e
zoologia tiveram reforço na aula de campo no Instituto Erling Lorentzen
(IESL), em Domingos Martins, e no Zoo Park da Montanha, em Marechal
Floriano. A atividade aconteceu no último dia 28.
A inciativa
partiu da professora de Ciências, Caroline Angeli Sancio, em parceria
com os professores Vatislau Bolis, Géssica Wolfgang e Francislaine Holz,
contemplando os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. “A aula de
campo é uma forma prazerosa de aprender, aliando teoria à prática, com a
experiência de vivências que só se tornam possíveis fora da sala de
aula”, considerou a professora Caroline Angeli Sancio.
CEEMTI Monsenhor Miguel de Sanctis
No
Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) , Monsenhor
Miguel de Sanctis, de Guaçuí, a disciplina eletiva “PANC: dos saberes às
práticas culinárias”, promoveu uma atividade no Patrimônio da Penha, na
região do Caparaó, na última semana de novembro.
Os professores
Audrei Vougel e Renata da Silva conduziram seus alunos até o local, a
fim de reforçar que os saberes trabalhados na disciplina são possíveis
de serem vivenciados diariamente, com a vida mais direcionada para a
essência do “ser” do que do “ter”. De acordo com a professora Renata
Silva, “através dessa visita técnica foi possível esclarecer para os
estudantes que é possível ser feliz quando se faz aquilo que acredita”,
afirmou.