Aulas de campo reforçam aprendizado de alunos da Rede Pública Estadual

Atividades de campo realizadas por escolas da Rede Estadual têm favorecido a aprendizagem em diferentes escolas. Uma delas é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Saturnino Rangel Mauro, de Cariacica, por meio do projeto “Conhecer para pertencer”, que promoveu um passeio para os estudantes à Reserva Biológica Duas Bocas, também no município.

O objetivo o projeto é trabalhar a valorização do patrimônio cultural e natural do município. O projeto envolve disciplinas das áreas de Ciências Humanas (História, Geografia e Sociologia); Ciências da Natureza (Biologia e Química) e Linguagens e Códigos (Arte).

A visitação foi acompanhada pelos professores de História, Bruno Fiorot; de Química, Carla Aguiar; e de Biologia, Leonardo Paes. Os funcionários da reserva guiaram todo o passeio, que incluiu uma trilha de cerca de um quilometro dentro da mata. Ao longo do trajeto, os alunos foram instruídos a respeito de espécies nativas da Mata Atlântica e da história da reserva.

“Ao tornar o patrimônio local tema das aulas, o projeto possibilita ao aluno mais chances de compreender as relações sociais, econômicas e outros aspectos específicos da coletividade na qual está inserido. Dessa forma, o estudo do patrimônio cultural do município pode ter um papel importante na construção da identidade do educando”, disse o professor Bruno Fiorot.

Agroecologia e Zoologia na aula de campo

Já na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Hermann Berger, de Santa Maria de Jetibá, os conteúdos de agroecologia e zoologia tiveram reforço na aula de campo no Instituto Erling Lorentzen (IESL), em Domingos Martins, e no Zoo Park da Montanha, em Marechal Floriano. A atividade aconteceu no último dia 28.

A inciativa partiu da professora de Ciências, Caroline Angeli Sancio, em parceria com os professores Vatislau Bolis, Géssica Wolfgang e Francislaine Holz, contemplando os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. “A aula de campo é uma forma prazerosa de aprender, aliando teoria à prática, com a experiência de vivências que só se tornam possíveis fora da sala de aula”, considerou a professora Caroline Angeli Sancio.

CEEMTI Monsenhor Miguel de Sanctis


No Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) , Monsenhor Miguel de Sanctis, de Guaçuí, a disciplina eletiva “PANC: dos saberes às práticas culinárias”, promoveu uma atividade no Patrimônio da Penha, na região do Caparaó, na última semana de novembro.

Os professores Audrei Vougel e Renata da Silva conduziram seus alunos até o local, a fim de reforçar que os saberes trabalhados na disciplina são possíveis de serem vivenciados diariamente, com a vida mais direcionada para a essência do “ser” do que do “ter”. De acordo com a professora Renata Silva, “através dessa visita técnica foi possível esclarecer para os estudantes que é possível ser feliz quando se faz aquilo que acredita”, afirmou.

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