Aula inaugural da Eftur traz renomado chef de cozinha e serve um jantar a base da Moqueca Capixaba

Entre os convidados o secretário de Ciência Tecnologia e Inovação que destacou os investimentos que o Governo do Estado tem feito em qualificação.

Foto: Divulgação

A Escola Família e Turismo – Eftur promoveu na noite desta terça-feira, 05, uma aula inaugural abrindo o Curso Técnico de Restaurante e Bar 2024, no Centro de Formação e Reflexões Mepes, em Piúma.

 A aula trouxe um dos fundadores da Escola, o renomado chef de cozinha, Juarez Campos, contou também com a presença do Secretário Estadual da Ciência Tecnologia e Inovação, Bruno Lamas Silva. Participou também do momento, o superintende do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo, Mepes, Idalgizo José Moneque, um grupo de pesquisadores internacionais de vários países, representantes da Prefeitura de Piúma, representantes da Agência de Desenvolvimento de Turismo da Região da Costa da Imigração – Adeturci, os secretários de Turismo  de Piúma, Thiago Zago, de Desenvolvimento, Mariana Metri, representando o secretário de Turismo de Itapemirim, Ketyla Bayerl Marafoni entre outras autoridades.  

Chef Juarez Campos – fotos: Luciana Máximo e Sammara Lopes

Uma aula espetacular com o chef Juarez que destacou a força do turismo como fonte geradora econômica e ressaltou a gastronomia do estado como excelência. Citou a Gastronomia das montanhas, destacando a Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante, a Festa de Nova Venécia, Santa Teresa e claro, os festivais gastronômicos de Iriri, Castelhanos e Itaipava. Campos contou sobre a moqueca capixaba e a panela de barro feita pelas paneleiras de Goiabeiras. Para ele o curso é uma oportunidade ímpar na vida dos estudantes.  

Chef Juarez Campos

Destacou o secretário estadual da Ciência Inovação Tecnologia e Educação Profissional do Governo do ES, Bruno Lamas, sobre o reconhecimento e a importância do MEPS e da Eftur na formação profissional em restaurante e bar.

Entre os presentes um grupo de pesquisadores estrangeiros

“Viemos aqui, além de participar da aula inaugural, reconhecer o papel do Mepes, da Eftur. Vimos também convidar para que esse curso, essa parceria, seja estendida para todo o Estado, não só para o litoral sul, mas para o litoral norte também”, frisou o secretário.

A aula inaugural ocorreu no Centro de Formação do Mepes

Lamas desejou também, aos alunos, um ótimo curso, uma ótima trajetória e ressaltou que a expedição tem gastronomia forte com o turismo muito vocacionado para a gastronomia, e que essa formação é importantíssima para todos.

Gastronomia: uma experiência completa

Diretora da Eftur, Eliza Venzi –

A diretora da EFTUR Eliza Venzi estava radiante e fez um discurso perfeito. Tudo nobre, nobre como o jantar e a sobremesa.  Ela destacou que é evidente o crescente interesse e valorização da gastronomia na sociedade. Cada vez mais, observa-se o surgimento de eventos gastronômicos, feiras de promoção de produtos locais e festivais dedicados à culinária regional. Essa tendência reflete não apenas uma demanda crescente por experiências gastronômicas autênticas, mas também uma oportunidade única para o desenvolvimento econômico da região.

Professora Keila e a equipe Like Drinks

Segundo Venzi, o Governo Federal tem reconhecido a importância e tem destinado recursos significativos para fomentar o turismo gastronômico em todo o país. Esses investimentos não apenas impulsionam o setor, mas também proporcionam oportunidades de crescimento para os alunos e profissionais da área.

Secretário Estadual da Ciência Inovação Tecnologia e Educação Profissional do Governo do ES, Bruno Lamas

“É crucial destacar que o turismo gastronômico vai além da simples oferta de alimentos e bebidas. Ele envolve uma experiência completa, que engloba desde a qualidade da comida e do atendimento até a valorização dos aspectos culturais e regionais. Nesse sentido, é fundamental que nossos empreendimentos de gastronomia estejam preparados não apenas com uma estrutura física adequada e equipamentos de qualidade, mas também com profissionais altamente qualificados e comprometidos em oferecer o melhor serviço possível”, ressaltou.

A diretora da Eftur chama a atenção para os exemplos de países europeus como Itália, França e Espanha, pode-se observar como a gastronomia se tornou uma parte fundamental de sua atração turística. Feiras, festivais e concursos gastronômicos são organizados regularmente, atraindo milhares de turistas em busca de novas experiências culinárias. “Esses países entenderam que a gastronomia não é apenas uma forma de alimentação, é uma expressão cultural que pode enriquecer significativamente a oferta turística de uma região. Temos em mãos uma oportunidade única para seguir esse caminho de excelência. Como disse o professor italiano Bruno Brunello, a combinação de nossas riquezas naturais, culturais e hospitalidade com uma formação técnica de qualidade pode nos colocar em um patamar superior no cenário internacional”.

Um dos pesquisadores estrangeiros que está em Anchieta

Eliza assegura que a Eftur, não apenas forma mão de obra. Está comprometida em oferecer uma formação integral, que capacite os alunos, não apenas a serem bons profissionais, mas também agentes de transformação em suas comunidades. “Queremos que eles não apenas saibam preparar pratos deliciosos, mas também compreendam o impacto de sua atuação no meio em que vivem e sejam capazes de contribuir de forma significativa para o desenvolvimento sustentável de nossa região”.

Bruno Lamas e Eliza Venzi

E fechou o discurso, a diretora afirmando que, conta com o apoio de todos, poder público, privado, professores, pais e alunos, para continuar avançando rumo à excelência em educação gastronômica. “Juntos, podemos construir um futuro brilhante para nossa escola, nossos alunos e nossa comunidade”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *