Assassino da ex-mulher e da filha dela, na Barra, já esteve preso por homicídio, tráfico de drogas e era procurado por furto

A Polícia Civil informou que a menina tinha 10 anos, e a Guarda Municipal frisou que Isaquiele segurava um bebê da irmã quando entrou na frente da mãe para protege-la, ainda assim, Michael matou a mãe a filha

O ex-namorado não demonstrou arrependimento do crime

O assassino frio e covarde, Michael Prates Garcia, 31 anos, estava decidido a matar a ex-namorada, a cachoeirense Charlene de Lenes Gonçalves, de 40 anos. Nas ameaças dele que começaram há três meses, as três filhas dela estavam na mesma lista.

E só não as matou, porque a menor de 10 anos entrou na frente para tentar proteger a mãe, momento em que a pequena guerreira estava com a sobrinha, uma bebê em seus braços, filha da irmã mais velha, a menor entrou na frente para tentar evitar que ele matasse a mãe. Morreu logo após ser socorrida na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, para onde foi levada em estado grave.

Charlene e Isaqueiele acabaram mortas

Uma decisão que custou a vida de Isaquiele Júnia Gonçalves, de 10 anos. O bebê que estava em seu colo caiu no chão quando ela foi golpeada na barriga e teve as vísceras arrancadas com a violência da facada, ainda assim, ela dizia que estava bem, mas não resistiu.

O assassino, não é réu primário, e também não foi a primeira vez que matou. Só que na noite desta quarta-feira, 15, ele cometeu um duplo feminicídio e não demonstrou nenhum arrependimento.

O jornal ouviu o Secretário Municipal de Segurança de Marataízes, Anderson Gouveia, quem efetuou a prisão de Michael no bairro Filemon Tenório, horas depois. 

Michael Prates Garcia tem um extenso curriculum no crime. Esteve preso em 2018 também por homicídio, mas estava solto garças às brechas da lei. Responde também por tráfico de drogas e estava sendo procurado por furto. Recentemente furtou um hortifruti em Marataízes, de onde levou duas facas.

O portal ESNOTICIAS apurou que Charlene casou-se em 2018 com outro homem e se separou. Estava namorando com Michael, mas há três meses se separou dele e desde então, ele não se conformava com o fim do relacionamento.

De acordo com o secretário em entrevista exclusiva ao Portal Espírito Santo Notícias, vizinhos ouviram gritos de socorro. Michael chegou com a faca na mão decidido a matar a ex-mulher, na hora que Isaquiele o avistou, entrou na frente dele com um bebê no colo, filho da irmã mais velha. A criança foi a primeira a ser atingida com várias facadas que esvisceraram a menina.

Confira trechos da entrevista com o secretário

Secretário de Segurança Pública de Marataízes, Anderson Gouveia

Guarda chega imediatamente

– Nós recebemos um chamado de que um homem estava agredindo uma mulher dentro de casa, havia gritos. A Guarda Municipal se deslocou para o local com duas viaturas e seis agentes. No local encontramos as duas vítimas, já agonizando e caídas, com ferimentos horríveis a faca. A menina de 11 anos, infelizmente, veio a óbito na Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim, mas quando encontrada estava totalmente esviscerada, uma cena muito horrível que nós presenciamos no local, rapidamente o socorro chegou com duas ambulâncias e com as enfermeiras, levaram para Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

Fuga e prisão

– Em dado momento, o videomonitoramento entrou em contato com as guarnições, e informou que o indivíduo que tinha feito esse horrível assassinato foi visto rodando nas imediações. O videomonitoramento fez o monitoramento com as câmeras que nós temos naquela área, no bairro Filemon Tenório e viu quando ele entrou em uma residência. As viaturas cercaram o local e conseguiram prendê-lo dentro de uma residência onde estava escondido. O homem também tinha alguns cortes, quando a Guarda Municipal chegou teve de ser levado para UPA para ser socorrido e logo depois foi levado para a delegacia de Itapemirim onde foi autuado em flagrante. Depois foi recambiado lá para o Centro de Detenção Provisória de Marataízes – CDP onde vai ficar a espera do julgamento. Infelizmente um crime hediondo, horrível, mais um feminicídio, um ato covarde contra uma mulher e contra uma criança de 10 anos”.

Quem estava na casa?

Uma tragédia põe fim a duas vidas, mãe e filha

No momento que ele chegou lá que ele apresentou a faca e foi para cima da mãe, essa menina de 10 anos entrou na frente  com uma neném no colo, bebê da outra irmã dela, para tentar impedir a ação dele, mesmo assim ele desferiu o primeiro golpe nesta criança, o neném que estava no colo dela caiu no chão, foi um desespero danado e ele continuou no intuito dele e foi para cima da mãe e conseguiu, o intuito era matá-la. As duas outras irmãs pegaram a criança que estava no chão enquanto ele atacava a mãe e saíram correndo de dentro de casa e conseguiram se livrar de morrer também e de não serem feridas por este indivíduo”.

Medida protetiva

A gente tenta evitar o máximo possível, a Polícia Militar trabalha com a Patrulha Maria da Penha e faz um trabalho muito efetivo em Itapemirim também. Se esta senhora tivesse ido à delegacia, tivesse dado queixa dele, falasse das ameaças, o delegado iria encaminhar o caso à Promotoria e o Ministério Público iria pedir a proteção, a Patrulha que iria fazer visitas constantes também no local. A Guarda Municipal também trabalha com o Botão do Pânico, nós poderíamos ter cedido um Botão do Pânico para ela nesta situação, teríamos muitas ‘armas’ para que pudéssemos ter evitado esta situação. A mulher quando é ameaçada tem que ir à delegacia, tem que prestar queixa porque os órgãos de segurança não ficam sabendo do que está acontecendo.

Passagens na polícia

– Já tinha uma passagem na Polícia por homicídio e tráfico de drogas. É oriundo do Sistema Prisional do ES. Estava na rua devido às brechas que a lei concede a estas pessoas. 

Cumpriu as ameaças

Sim, e inclusive nós já estávamos ao encalço dele. Na quinta-feira passada ele cometeu um furto em um estabelecimento comercial e furtou duas facas, nós já estávamos monitorando-o e tentando buscar a prisão dele porque ele já tinha cometido este furto.

Casamento

O portal ESNOTICIAS apurou que Charlene casou-se em 2018 com outro homem e se separou. Estava namorando com Michael, mas há três meses se separou dele e, desde então, ele não se conformava com o fim do relacionamento.

Trabalho da Guarda de Marataízes diferenciado

O trabalho da Guarda Municipal de Marataízes é diferenciado, de muita responsabilidade e muita dedicação dos guardas municipais. Quero aqui externar o meu agradecimento a todos eles, são todos s profissionais excelentes, homens e mulheres que estão à frente da Segurança Municipal. Agradecer ao nosso prefeito Tininho pelo investimento que vem fazendo na Guarda Municipal, nós temos o vídeo monitoramento, estão indo agora para o curso de armamento. A Segurança de Marataízes tem a tendência de, cada vez mais, melhorar. Novos investimentos virão em 2022. Uma coisa muito positiva e o prefeito já assinalou, é a melhora financeira da categoria, isso é muito importante.

IGTV

A entrevista completa com o secretário de Segurança de Marataízes está disponível no IGTV do Instagram ESNOTICIASDIGITAL.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *