Artistas performam na Cachoeira da Fumaça em 2º episódio de CORPO-RIO

Com seus 144 metros de queda d’água, a Cachoeira da Fumaça, em Alegre (ES), nos convida a contemplar sua beleza imponente e a tomar um bom “banho de neblina”, a partir das gotículas de água suspensas no ar. É nesse ambiente que se desenvolve o segundo episódio da websérie audiovisual CORPO-RIO, a ser lançado no próximo domingo (15), às 20h, no canal de YouTube do grupo ATUAÇÃO, de Cachoeiro de Itapemirim (ES).

Lançando mão de conceitos da ecoperformance e do vídeo-documentário, CORPO-RIO apresenta três artistas da performance dançando em pontos específicos do rio Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. A ideia é provocar novas formas de percepção desse percurso do rio a partir dos movimentos dos corpos captados pelas imagens – que servem para potencializar gestos e expressões, não se resumindo a apenas documentar a presença dos performers nos espaços.

Seguindo a ideia de traçar paralelos com os quatro elementos da natureza, esse segundo episódio, intitulado “Pulsar”, busca explorar o elemento “ar” no ambiente da Cachoeira da Fumaça. As performances, embaladas pela trilha sonora, evocam uma sensação de leveza e fluidez.

“A Cachoeira da Fumaça é a nossa porta de entrada neste percurso pelo rio e nos traz a exuberância e a força dessas águas. Aqui também é como se a gente respirasse a Cachoeira e trouxesse ela pra dentro. Procuramos abrir a escuta, ampliar o olhar, respirar, sentir o ar daqui e pulsar em uma dança que só acontece por causa deste lugar”, comenta Gabriela Prado performer da websérie.

A websérie

O episódio de estreia de CORPO-RIO, “Prelúdio”, foi lançado no último domingo (8), e pode ser conferido no canal de YouTube do grupo ATUAÇÃO. Os próximos episódios, gravados em Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes, serão lançados nas próximas semanas.

CORPO-RIO foi selecionado no edital de Cultura Digital, da Lei Aldir Blanc (Inciso III), lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com recursos repassados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Parque estadual

O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça completará 37 anos no próximo dia 24 de agosto. Situado na região do Caparaó, o parque protege nascentes e remanescentes florestais de parte da bacia hidrográfica do rio Braço Norte Direito, um dos principais afluentes do rio Itapemirim. Além da conhecida cachoeira, a área de conservação apresenta diversos atrativos, como um mirante e trilhas pela floresta.

Serviço:

CORPO-RIO
O que é: Websérie experimental com performances no rio Itapemirim, no Sul do ES
Quem faz: GRUPO ATUAÇÃO
Direção: Victorhugo Amorim e Weber Cooper
Episódio 2 – Pulsar: Estreia 15 de agosto, às 20h
Onde assistir: YouTube do GRUPO ATUAÇÃOConfira o teaser do episódio 2: https://youtu.be/NqYuQmV_oSY
Saiba mais em: http://linktr.ee/corporio

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *