ARTISTA: Pirikito solidifica carreira solo com o álbum “Safira”

Após chamar atenção com singles como “Líquido”“Aos de Antes” e “Yes I Was Wrong”, Pirikito entrega ao público seu primeiro trabalho como artista solo. “Safira” já está disponível em todas as principais plataformas de streaming.

O álbum “Safira” é um projeto que nasceu da vontade do artista em compartilhar sua própria história por meio da música. Com um acervo de composições acumuladas, ele decidiu criar um trabalho sólido que refletisse as emoções vividas desde o início da pandemia até o presente momento. 

A sonoridade desse álbum é versátil, transitando entre o clássico R&B de Bill Withers, passando pela MPB com influências de Silva e Caetano Veloso, e incorporando elementos modernos do lo-fi, além de toques sutis de jazz à la Chet Baker. O resultado é uma musicalidade única e inconfundível. 

O título “Safira” saúda o cão do estúdio onde o álbum foi gravado – já apresentada na capa do single “Líquido” -, mas também reflete a importância desse trabalho para Pikirito, o equiparando a uma pedra preciosa na sua trajetória até aqui. 

Este álbum é uma jornada introspectiva, apresentando músicas que abordam temas diversos, mas todas entregues de forma singela e genuína. Pirikito não se prende às tendências do mercado e às amarras de gênero musical, buscando, em vez disso, compartilhar um caleidoscópio sonoro que reflete suas múltiplas influências.

A criação de “Safira” começou com Pirikito apresentando suas composições a Rodolfo Simor, produtor que já foi indicado ao Grammy Latino. Eles perceberam a importância de se desconectar da rotina para aprofundar o projeto e, portanto, chamaram Gabriel Tosi, também músico e produtor, e o fotógrafo e filmmaker Lucas Majestoso, para se juntarem a essa jornada em Forno Grande, no interior do Espírito Santo. Durante essa imersão, as músicas ganharam forma.

O álbum reflete essa criação múltipla, cada faixa com sua própria essência. “Aventura” marca o início com uma estética moderna que flerta com R&B e MPB, abordando a intensidade das experiências vividas. “Vazio” é melancólica, mas com uma pegada que lembra a Bahia, explorando a ideia de que a ausência pode nos proporcionar novas perspectivas. “Líquido” fala sobre amores fugazes, paixões frágeis que pensávamos ser sólidas.

“Aos de Antes” remete ao R&B ao lado de Gabriela Brown; já “Laura” retrata um amor com suas dúvidas e confusões, e “Ainda Lembro do Carnaval de 2015” tem uma pegada jazzística. Além disso, o álbum apresenta a faixa-título instrumental, com elementos gospel, e “Yes I Was Wrong”, a única faixa em inglês, um hip-hop irônico.

O conceito e a estética de “Safira” abraçam uma diversidade de gêneros musicais. Somando a essa ideia plural, a capa do álbum, criada durante o processo de gravação, foi pintada por Yiorgos Pato, um artista de Chicago, com lettering do artista Diguila.

Pirikito cria canções que refletem os sentimentos do cotidiano sob uma perspectiva de cronista urbano. Originário de Vitória (ES), Gabriel Barbosa tem uma trajetória musical que o levou a se destacar como vocalista da banda Pura Vida Original. No entanto, para expressar suas emoções e experiências pessoais, optou por seguir uma carreira solo, permitindo que suas músicas fossem veículos para transmitir suas experiências e sua bagagem de referências musicais.

Depois de uma sequência de singles, o músico solidifica sua trajetória solo. Com seu primeiro álbum, Pirikito oferece ao público um trabalho musical autêntico, transcendendo estilos e mergulhando profundamente em sua própria jornada pessoal. “Safira” já está disponível nas principais plataformas de música.

Crédito: Lucas Henrique
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *