Artista capixaba expõe pinturas e lança livro que retrata ES

Apaixonada pelo Espírito Santo, Andréa Espíndula inaugura sua primeira exposição de arte naïf, intitulada “poESia”, em conjunto o lançamento do livro “Quadros Naïf para Pintar o Espírito Santo”, compilando desenhos e pinturas da mostra para colorir. A visitação para o público acontece entre quarta-feira (13) e 28 de janeiro de 2024 na Casa da Memória de Vila Velha, no sítio histórico da Prainha e tem entrada gratuita. 

Mais de 30 quadros produzidos com tinta a óleo e acrílica durante o período pandêmico de 2020 integram a exposição, que contou com a curadoria de César Lima. As pinturas exploram memórias afetivas da artista, que presta homenagem a diversos municípios capixabas, incluindo Vitória, Vila Velha, Guarapari, Muqui, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçu, Ibitirama e Conceição da Barra.

O evento proporcionando uma experiência de imersão nas belezas e lembranças do Espírito Santo, assim como o livro da escritora e artista plástica Andréa Espíndula, que convida o público a interagir e colorir as obras reunidas no livro “Quadros Naïf para Pintar o Espírito Santo”.

Andréa Espíndula descreve sua exposição como uma “declaração de amor ao Espírito Santo”. Suas pinturas capturam a ludicidade das belezas naturais, arquitetônicas, folclóricas e gastronômicas de várias regiões do Estado, relacionando-se com suas próprias reminiscências.

“Minha inspiração é o Espírito Santo. As belezas são inspirações para centenas de trabalhos. Sim, são lembranças de viagens, amo conhecer a cultura e a história de cada canto”, declarou.

Sobre a artista

Escritora com 17 livros publicados e formação em Educação Artística pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com pós-graduação em Arteterapia, Museologia e Literatura Infantil, escolheu explorar o universo da arte naïf.

Este estilo, surgido no século XIX e associado a artistas autodidatas, caracteriza-se por uma expressão pessoal e original. A artista comenta que o estilo a acolheu naturalmente, sem estudo formal.

Antes de sua primeira exposição individual, seus trabalhos foram selecionados em várias coletivas nos últimos três anos, incluindo o Festival Internacional de Arte Naïf (FIAN), e exposições em diversos museus e eventos. Com a mostra “poESia”, apoiada pela Prefeitura Municipal de Vila Velha, Andréa convida o público a poetizar e explorar o Espírito Santo, marcando um novo momento em sua carreira artística.

Serviço:

Exposição “poESia”, de Andréa Espíndula

Visitação: 13 de dezembro de 2023 a 28 de janeiro de 2024 – De segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h
Casa da Memória de Vila Velha – Av. Luciano das Neves, 17, Prainha, Vila Velha
Entrada gratuita

fonte: site esbrasil foto: divulgação PMVV

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *